Desenvolvimento do hipercarro Alpine A424 continua Aragão, tendo assim testes durante 2 dias no circuito Motorland, em Aragão, Espanha.
Depois dos aprendizados dos primeiros testes conduzidos recentemente no Circuito Paul Ricard. As equipes da Alpine e da Signatech trabalharam nas evoluções do A424 e finalizaram o software definitivo de gestão do carro. Assim o Desenvolvimento do hipercarro Alpine A424 continua em Aragão.
Todos os novos recursos foram testados durante os dias de trabalho no simulador, seguidos de testes reais em pista no circuito de Lurcy-Lévis, onde foram percorridos 780km durante dois dias de pré-testes. Além das validações, os testes de rodagem permitiram aperfeiçoar as regulagens dos sistemas de frenagem, diferencial e outros itens fundamentais, para uma boa preparação com o objetivo de otimizar a sessão em Aragão.
Na quarta-feira passada, o Alpine A424 iniciou uma nova sessão de desenvolvimento no circuito Motorland, com um intenso programa de trabalho que se estendeu por dois dias. Cada volta na pista ritmada por sprints curtos e longos, cujas informações dos pilotos em relação ao carro resultaram em valiosos dados para o trabalho dos engenheiros.
Nicolas Lapierre percorreu 758 km – incluindo dois sprints de 36 voltas – na tarde do primeiro dia. Permitindo que as equipes trabalhassem diferentes componentes do carro, principalmente a altura da carroceria, para otimizar a aerodinâmica.
Os sprints longos realizados em revezamentos duplos tiveram como objetivo principal favorecer a compreensão da resistência dos pneus. Michelin WEC 2024 e o comportamento térmico sob o capô. Já os sprints curtos permitiram ajustar o equilíbrio aerodinâmico, distribuição do peso e funcionamento do sistema de hibridação.
“O trabalho das diferentes equipes envolvidas com o A424 continua avançando e é muito bacana ver que se criou uma verdadeira sinergia entre todos os envolvidos no projeto. Foram dois dias bem intensos, concluímos todas as etapas de testes de rodagem, demos início ao trabalho de ajustes dos diferentes sistemas do carro e da aerodinâmica em Aragão. O planejamento está seguindo o seu curso, mas isso é apenas o começo e ainda temos uma quantidade enorme de coisas para fazer, em todos os sentidos. Vamos nos manter concentrados nas próximas etapas, principalmente o primeiro teste de endurance e os preparativos para a homologação”.
Bruno Famin, Vice-Presidente, Alpine Motorsports.
“Os testes evoluíram muito bem. Confirmamos os pontos positivos registrados no circuito Paul Ricard aqui no Motorland e o carro continua a apresentar um bom comportamento. Esta foi uma etapa-chave do programa, pois concluímos os testes de rodagem e demos início ao ajuste dos componentes, como o sistema de hibridação, motor e chassi. O Matthieu e o Nico percorreram mais de 1.500 km, às vezes com revezamentos duplos, sem qualquer problema de confiabilidade, então foram dias bastante satisfatórios e construtivos. Nesta etapa, conseguimos iniciar de verdade nosso papel operacional, principalmente a compreensão do carro e ajustes das regulagens certas. A colaboração em equipe é evidente e favorece conversas produtivas para este grande desafio que juntos teremos pela frente. Ainda temos muito trabalho a fazer, mas estamos no caminho certo”.
Philippe Sinault, Diretor da Alpine Endurance Team.
Para mais sobre o meio automotivo, basta acessar o link em seguida, aqui.
04/10/2023