Dia mundial sem carro, dia 22 de Setembro,

O dia Mundial sem carro, ainda é novidade  no Brasil, mas  tem como ideia conscientizar a população a usar o transporte público a fim de diminuir os danos causados pelo o elevado número de veículos nas cidades.

Não temos como negar, que os carros são uma ótima aquisição para o homem, o mesmo possibilita nossa locomoção, encurta distâncias longas rapidamente, entretanto a chegada deles trouxeram grandes problemas como:  aumento da poluição, congestionamento nas grandes cidades devido ao grande número de carros, extração de matérias-primas e até mesmo problemas de descartes.

Para piorar a situação um estudo feito nos Estados Unidos nos mostram que os aplicativos de transportes, vem contribuindo ainda mais para dificultar o trânsito nas cidades. Pois os mesmo inicialmente foram pensados  para serem um serviço de transporte  compartilhado, porém a ideia que fixou foi de um transporte individual.

A pesquisa aponta que os carros são efetivamente usados entre 54% a 62% do trajeto. No restante do percurso, os motoristas estão se dirigindo a um passageiro ou rodando até receberem uma corrida.

Não devemos esquecer que o número de carros de aplicativos nas grandes metrópoles também cresceram bastante, devido ao desemprego. Pois muitas pessoas recorreram aos aplicativos como fonte de renda de trabalho.

dia mundial sem carro
pneu verde é sinônimo de economia e sustentabilidade

A verdade é que não temos dados oficiais para mostramos o quanto de poluição é evitada num dia sem carro, mas podemos imaginar a consequência disso numa cidade como São Paulo. A conscientização sempre é a melhor arma, se todos fossem aptos do transporte públicos a poluição do ar não seria tanta e não estaríamos refém de tantas doenças respiratórias como ocorre nas grandes cidade. Por isso o Jornal Brasil Peças pede que seu leitores se conscientizem.

1 Trackback / Pingback

  1. Dia Mundial sem Carro: da reflexão à ação - Jornal Brasil Peças

Comentários não permitidos.