Documento digital de carro começa a ser emitido

Passada a implantação da CNH Digital, chegou a vez de mais uma mudança para agilizar a vida dos motoristas. O Ministério das Cidades e o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) apresentam a versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo digital (CRLV), mais conhecido por “documento do carro”.

A novidade já está liberada para o Distrito Federal e deverá ser implantada em todo o País até o final de 2018. Obrigatório para todos os proprietários de veículos, o documento tem as mesmas informações da versão impressa com a adição de um QR Code, que servirá como meio de conferir sua autenticidade.

“A transformação digital é, indiscutivelmente, um caminho sem volta. Permitir aos cidadãos carregar seus documentos de forma eletrônica é um avanço importante que, além de proporcionar comodidade, melhora a eficiência dos órgãos emissores, reduz custos e ainda coíbe fraudes por conta do processo de emissão e de verificação, que passam a ter o respaldo de tecnologias seguras, como o da assinatura digital”, comenta Leonardo Gonçalves, Diretor de Varejo da Certisign, empresa privada emissora da versão digital dos documentos CPF e CNPJ, chamados de Certificado Digital e-CPF e e-CNPJ, respectivamente.

 

Como solicitar

Para solicitar a versão digital do CRVL, é preciso estar com a documentação do veículo em dia e, também, verificar se o estado no qual o veículo está registrado já aderiu à novidade. Caso tudo esteja em ordem, o motorista apenas precisa baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito – o mesmo aplicativo da CNH Digital –; inserir o número do do veículo e o código de segurança do Certificado de Registro de Veículo (CRV).

 

Facilidade para compartilhar os documentos

Caso o motorista precise compartilhar o documento, ele pode fazê-lo diretamente do aplicativo, que permite gerar uma cópia em PDF com assinatura digital, que garante validade jurídica à versão eletrônica.

 

Cronograma da implantação

Segundo o Ministério das Cidades, todos os Estados deverão emitir o documento eletrônico até 31 de dezembro deste ano. A lista para consultar a adesão está disponível no site do Denatran.

2 Trackbacks / Pingbacks

  1. Renault Twizy já pode ser emplacado no Brasil - Jornal Brasil Peças
  2. Conselho de Trânsito aprova mudanças nas regras para fiscalização de velocidade - Jornal Brasil Peças

Comentários não permitidos.