Mercado projeta inflação menor e PIB maior

2
19
economistas-pib-inflação

Os economistas do mercado financeiro baixaram a expectativa de inflação para este ano, ao mesmo tempo em que elevaram a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB)

Para 2019, os economistas das instituições financeiras diminuíram a expectativa de inflação de 4,03% para 4,01%. A meta central do próximo ano é de 4,25%, e o intervalo de tolerância do sistema de metas varia de 2,75% a 5,75%. A meta de inflação é fixada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Para alcançá-la, o Banco Central eleva ou reduz a taxa básica de juros da economia (Selic).

As previsões constam no boletim de mercado, também conhecido como relatório “Focus”, divulgado nesta segunda-feira (31) pelo Banco Central (BC). O relatório é resultado de levantamento feito na semana passada com mais de 100 instituições financeiras.

Para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação oficial do país, o mercado financeiro manteve a previsão estável em 3,69% para 2018.

A expectativa do mercado segue abaixo da meta de inflação, que é de 4,5% neste ano, e dentro do intervalo de tolerância previsto pelo sistema. A meta terá sido cumprida se o IPCA ficar entre 3% e 6% em 2018.

Fonte: G1 https://g1.globo.com/

2
Deixe um comentário

Deixe uma resposta

  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of

[…] Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do país, ficou em 0,43% em fevereiro, acima dos 0,32% de […]

[…] banco Itaú reduziu para baixo a previsão para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2019 de 2% para 1,3%, e para o de 2020 de 2,7% para 2,5%. De acordo o relatório onde […]