Emplacamento de veículos em Maio tem melhor desempenho do ano

Emplacamento de veículos em Maio tem melhor desempenho do ano
Imagem: Montagem

Com três dias úteis a mais do que em abril e com a melhora da entrega de veículos, que estavam à espera de peças, o resultado de maio surpreende e FENABRAVE afirma que retração acumulada de 2022 diminuiu. Vendas de Autos e Leves impulsionaram a recuperação.

2 de junho de 2022

Após relatório mostrando que as vendas de usados em março aumentaram, com dados da FENABRAVE – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, maio registrou o maior volume de emplacamentos de 2022. Com 3 dias úteis a mais do que em abril, as 338.440 unidades licenciadas representam alta de 25,09% na comparação com o mês anterior, sendo superior, também, a maio de 2021 (+6,03%).

Com o resultado, a retração, no acumulado dos cinco primeiros meses do ano, caiu para 4,16%, contra uma queda de 7,18% registrada no 1º quadrimestre. Ainda assim, a FENABRAVE não irá rever as projeções para o ano, o que será feito, apenas, no encerramento do 1º semestre.

O resultado, até agora, é positivo e foi impulsionado não só pelo maior número de dias úteis em maio, como pela disponibilização de veículos que estavam à espera de peças, nos pátios das Montadoras. Entendemos que, em maio, oferta e demanda começaram a se estabilizar. Não há um movimento forte de retomada, nem de oferta e nem de demanda, mas acredito que estamos chegando à certa estabilidade, o que já é desejável, considerando um ano bastante incerto como o que estamos vivendo”, analisa Andreta Jr, Presidente da FENABRAVE.

Fenabrave