“Sua empresa está preparada para o consumidor pós-pandemia?”, questiona o diretor do Facebook, Conrado Leister

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Consumidor pós-pandemia – Que a crise do coronavírus impôs mudanças drásticas na rotina e nas estratégias das empresas não é novidade, mas o que nem todo mundo ainda entendeu é que algumas dessas transformações serão perenes. O alerta é do diretor do Facebook, Conrado Leister, durante conversa com o fundador da Raccoon, André Palis, na série “Tempos de Crise”, que traz  entrevistas com líderes do mercado corporativo sobre o atual cenário vivido no Brasil. Como executivo em uma empresa que entende bem dos gostos e dos comportamentos dos usuários, Leister afirma: a pandemia criou novos consumidores.

Entrevistado pelo fundador da Raccoon, André Palis, na série “Tempos de Crise”, o diretor do Facebook fala sobre como algumas mudanças vão permanecer no cenário pós-coronavírus

“Fizemos uma pesquisa com o Ibope e descobrimos que mais de 30% das pessoas estão comprando pela internet pela primeira vez. É muito provável que isso permaneça, e as empresa precisam se preparar. Antes, ter presença online era vantagem. Hoje é essencial”, afirma. Para o diretor, mais que ter um canal de vendas na internet, as empresas precisam estar atentas a formas eficientes de comunicação e relacionamento com os clientes.

É o caso do Whatsapp que, se até então era utilizado por muitas empresas de forma amadora, agora precisa de profissionalização. “Quem já tem canais digitais, tem que ficar ainda mais maduro, pensando no uso das ferramentas tecnológicas em todo o processo, desde o contato com o cliente via internet, até o ciclo completo de compras. No Whatsapp, por exemplo, tem que pensar num uso em escala”, frisa.

O executivo do Facebook ainda destaca como a forma de anunciar e de investir em publicidade também foi transformada nesse cenário. As marcas precisaram rever o tom utilizado em suas ações para não passarem a impressão errada em um momento de tensão vivido no mundo todo. “É uma linha tênue entre fazer uma ação positiva que ajude a sociedade e ser visto como oportunista. Mas tem o outro lado, porque ficar com medo de ser mal interpretado e não fazer nada também pode ser ruim”, diz.

Leister acredita que um bom caminho é a empresa revisitar seu próprio negócio, analisar sua identidade e trabalhar de forma autêntica, sem ousar tanto a ponto de ficar desconectada do seu DNA. Para as agências de publicidade, a dica do executivo é trabalhar ainda mais próximo do cliente, entendendo as mudanças impostas ao negócio. “Não dá mais para a agência ter aquela postura só de executar campanhas: elas precisa estar próxima do  cliente, saber as estratégias de longo prazo dele e entender seus stakeholders”, aconselha.

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Por fim, o diretor lembra que, embora a crise exija um maior esforço na elaboração de ações de curto de prazo, as empresas não podem deixar de pensar no cenário depois do isolamento social, considerando todas as transformações ocorridas. “É interessante que a empresa use canais que não usava antes, faça campanhas criativas, olhando o comportamento das pessoas e focando no médio e longo prazo. Afinal, quem estiver melhor preparado agora vai se recuperar mais rápido depois”, finaliza.

Sobre a Raccoon

Fundada em 2013 pelos administradores André Palis e Marco Túlio Kehdi, ex-executivos do Google, a Raccoon é uma das maiores agências de marketing digital do País. A empresa nasceu a partir da percepção dos sócios enquanto ainda atuavam no Google de que o mercado publicitário em geral entrega resultados abaixo das expectativas e sem alinhamento com a estratégia de negócio do cliente. Foi então que tomaram a decisão de montar uma agência de marketing composta integralmente por profissionais de exatas de universidades públicas e de criar processos de excelência que gerassem resultados concretos capazes de impactar verdadeiramente o negócio do cliente.

Para viabilizar a ideia, Palis e Kehdi montaram sua sede em São Carlos, no interior de SP, e absorveram engenheiros de instituições como Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o que garantiu uma equipe altamente qualificada e, por consequência, competitividade de mercado. Seis anos mais tarde, a escolha se comprovou acertada: a Raccoon hoje é responsável pelo marketing digital de mais de 150 grandes players do mercado nacional e internacional como Natura, Vivara, Leroy Merlin, entre outros. Essa carteira é atendida por mais de 550 colaboradores, que atuam em cinco frentes: mídias de performance, mídias sociais, business intelligence, TI e inbound marketing.

Os cases de sucesso garantiram ainda uma série de premiações para a empresa. A Raccoon foi eleita por quatro vezes consecutivas – de 2015 à 2018 – a melhor agência de marketing de performance do Brasil pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), recebeu o prêmio de melhor agência da América Latina no Google Premier Partner Awards (2017) em duas categorias – sendo Top 3 do Mundo em uma delas –, e ficou em 4º lugar na sexta edição do prêmio Great Place to Work na categoria “Agências de Comunicação”, no mesmo ano. A empresa recebeu o prêmio de melhor agência das Américas no Google Premier Partner Awards em dois anos consecutivos. Em 2018, na categoria Display Innovation e em 2019 nas categorias Shopping e App. A agência também foi eleita agência do ano no Microsoft Advertising Agency Awards 2019. Mais informações: https://www.raccoon.ag/

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