O objetivo de todo negócio, sobretudo, em 2020, é aumentar o lucro com as festas de fim de ano. Apesar dos efeitos causados na economia pela pandemia do novo coronavírus, a expectativa é de alta nas vendas. Segundo estudo realizado pela consultoria Ebit | Nielsen, a última Black Friday apresentou, em relação a 2019, crescimento de 25,1% no e-commerce.
Para o Natal, a previsão segue positiva. De acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), o Índice de Confiança do Empresário (ICEC) cresceu pelo quinto mês consecutivo. Em novembro, a marca atingiu 100,6 pontos, uma alta de 4,8% em relação a outubro. Com essas informações, é possível afirmar que há uma sólida recuperação da economia paulista. O que é positivo para todo País. Afinal, a melhoria econômica do epicentro econômico mais rico da união tem impactos em outras regiões.
Todos esses dados elevaram o ânimo das empresas, seja as de pequeno porte, seja as de grande porte. Por isso, em ambos cenários, é indicado o apoio de um CRM para gerenciar o relacionamento com os clientes. Por meio desse tipo de software, os gestores têm a oportunidade de analisar toda a jornada de compra dos clientes. O que inclui a visualização do estágio de cada um deles no funil de vendas, as interações ocorridas pelas redes sociais, os contatos feitos pelos aplicativos de mensagens, entre outros benefícios.
Segundo Jacqueline Phillips, diretora global da amoCRM, a grande vantagem do sistema de CRM para um negócio é a possibilidade de se conhecer a fundo o perfil dos consumidores. “Quando uma empresa identifica o comportamento de seus clientes, as motivações e barreiras deles, e qual a percepção dessas pessoas sobre determinado produto ou serviço, todo o processo de venda se torna mais simples, e, por consequência, mais lucrativo”, afirma.
Com o CRM, o cliente de uma companhia deixa de ser uma persona, criada pelo departamento de marketing, para se tornar em um indivíduo de verdade, repleto de características complexas. Dessa forma, esse sistema oferece a toda empresa as condições necessárias para se fornecer uma comunicação personalizada. Afinal, ao implementar um CRM, ela tem um relatório completo, incluindo dados demográficos, preferências, e histórico de compras de cada consumidor. O que permite ao negócio, por meio das informações disponíveis no sistema, apresentar uma solução sob medida para todo lead. Assim, quanto mais conhecimento, maior o retorno de investimento. Portanto, entender a maneira como o cliente age é vital para qualquer estratégia que tenha como propósito a elevação dos lucros. Em especial, durante as últimas semanas do ano.
Sobre amoCRM
Primeiro CRM conversacional do mundo, atualmente, o amoCRM atende mais de 50 mil empresas em 56 países ajudando-as a transformar suas trocas de mensagens em vendas. A plataforma sincroniza e-mail, telefone e apps de mensagens como o WhatsApp num hub de comunicação centralizado. Além disso, capacita as equipes a aumentar suas vendas com perfis de clientes personalizados, fluxos de trabalho de vendas automáticos, gerenciamento de tarefas, relatórios em tempo real e muito mais. Saiba mais em www.amocrm.com/br/ e faça um teste grátis!
Fonte: amoCRM