Exportação de veículos chega a maior nível – De toda a produção nacional de carros, ônibus e caminhões fabricados de janeiro a julho, 22% foram comercializados para o exterior. Esse é o maior nível de exportação desde 2007.
O último balanço positivo em relação a exportação de veículos no Brasil havia ocorrido entre 2003 e 2007, quando o setor conseguiu ter mais de 20% da produção destinada a exportações. Os dados são da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).
As exportações de veículos no Brasil vêm caindo desde a crise financeira internacional de 2008, quando a demanda externa enfraqueceu e o real se valorizou até meados de 2012, ano que a produção de veículos bateu recorde.
Naquele ano apenas 13% das unidades foram para o mercado externo. Em 2014, as exportações caíram ainda mais, chegando a 10% da produção somado a queda das vendas domésticas.
Com esse cenário as montadoras perceberam que era preciso aumentar as vendas externas para compensar o enfraquecimento no mercado interno.
A Anfavea destaca em nota a importância dos acordos comerciais firmados com outros países, como Argentina, México, Peru, Colômbia e Uruguai e o câmbio favorável como fatores para o aumento das exportações. Além do esforço das montadoras em negociar com outros países, mesmo os quais não temos acordo.
O efeito do empenho pode ser averiguado já em 2015. Enquanto a produção teve queda de 22,9% e as vendas internas retrocederam 26,6%, as exportações cresceram 24,9%. Com isso, o mercado externo passou a representar 17% do volume produzido.