A nova realidade das relações de consumo e as tendências que estão moldando o futuro do setor serão a tônica da 6ª edição da FBV – Feira Brasileira do Varejo, maior evento de varejo do país, realizado pelo Sindilojas Porto Alegre, de 28 a 30 de maio. Pela primeira vez sendo realizada na Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), a FBV vai reunir em um mesmo espaço fornecedores, lojistas e especialistas de renome nacional e internacional para três dias de interação, experiências, debates, negócios e muita inspiração. “É um momento de união entre lojistas e aqueles que buscam o desenvolvimento por meio do trabalho”, afirma Ronaldo Sielichow, presidente da FBV. Para o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Paulo Kruse, o evento promove o conhecimento e incentiva parcerias. “A FBV contribui para o crescimento e a qualificação do varejo nacional”, destaca.
Com visitação aberta e gratuita ao público, a FBV 2018 contará com 70 expositores de empresas especializadas em soluções de tecnologia, gestão, segurança, marketing e outros serviços e produtos voltados ao segmento. São esperadas cerca de oito mil pessoas que, além de visitar os estandes, conhecer as principais novidades do setor e fazer negócios, poderão assistir gratuitamente às palestras do FBV Talks, que acontecem durante os três dias de evento, novidade nesta 6ª edição.
Desde a sua estreia, em 2013, acontece em paralelo o Congresso Brasileiro do Varejo, que este ano reúne cerca de 40 dos principais nomes de referência nacional e internacional no setor para uma concorrida agenda de palestras. Entre os palestrantes confirmados estão José Galló, diretor-presidente da Lojas Renner; Caito Maia, fundador e presidente da Chilli Beans; João Appolinário, fundador e proprietário da Polishop; Martha Gabriel, Escritora e consultora, Eduardo Tevah, empresário, consultor e palestrante; Patrícia Palermo, economista-chefe da Fecomércio-RS; Gil Giardelli, estudioso de cultura digital e Nathalia Arcuri, influenciadora digital, coach financeira e criadora do canal Me Poupe!; e Ronaldo Fraga, estilista. A Programação completa e inscrições para o Congresso está disponível no endereçowww.feirabrasileiradovarejo.com.br/congresso/palestrantes-2018/.
Uma das atrações de destaque da 6ª edição da FBV será a Trend Store, projeto desenvolvido exclusivamente pelo Sindilojas Porto Alegre para apresentar as novas tendências do setor integrando físico e digital. Além dela, muitas outras iniciativas vão movimentar o evento, como o Varejo Now, o Desafio Fashion, o Varejo Experience e a exposição do Retail Design Institute, propostas que ampliam conhecimento, fomentam a troca de experiências e propõem soluções inovadoras para o varejo, em consonância com as demandas de um mercado em transformação. Informações detalhadas sobre todas as atividades do evento no sitewww.feirabrasileiradovarejo.com.br/
AS PRINCIPAIS ATRAÇÕES DA 6ª EDIÇÃO DA FBV
Trend Store: para viver o novo varejo
A Trend Store materializa a loja do futuro dentro da FBV 2018. É um espaço conceito que proporcionará aos visitantes uma experiência única com as mais modernas tecnologias do setor. Um lugar para conhecer novidades que potencializam as vendas, melhoram a conversão, diminuem custos operacionais e proporcionam os melhores resultados para os lojistas. As soluções serão expostas em 14 pontos de experiência tecnológica envolvendo temas como concessão de crédito via biometria facial, mapa de calor, venda omnichannel, smartlist, ativação digital do PDV, mobile voucher, entre muitas outras.
Varejo Now desafia estudantes e profissionais a desenvolver soluções inovadoras para o setor
Três dias dedicados a desenvolver soluções tecnológicas de impacto para o varejo brasileiro, concorrer a três meses de incubação gratuita na Unitec e acesso a programas de desenvolvimento do Sebrae, além de premiações em dinheiro. Esta é a proposta do Varejo Now, evento aberto à participação de estudantes e startups. Com apoio de mentorias qualificadas do Sindilojas Porto Alegre, lojistas, Sebrae/RS, StartSe, Tecnosinos, Unitec e seus parceiros, os participantes terão a oportunidade de desenvolver soluções em áreas de destaque para o varejo, como gestão de estoque em tempo real, gamificação para engajar pessoas, experiência de compra personalizada, conexão entre loja física e digital e conversão de compras.
No dia 30 de maio haverá, ainda, a participação da empreendedora Maythê Carvalho, CEO & Founder da plataforma Beleza de Farmácia e B.pass. Finalista do programa O Aprendiz, Maythê recebeu, no ano passado, um investimento no programa Shark Tank e foi eleita pela revista GQ uma das seis grandes líderes mulheres de startup de 2017. Ela falará às equipes durante o período da manhã, trazendo um pouco da sua trajetória de empreendedorismo e inovação. Serão selecionadas 10 equipes, de no máximo quatro integrantes cada, que terão seus projetos avaliados por uma banca composta por importantes nomes do varejo nacional e investidores. O julgamento dos projetos levará em consideração quesitos como inovação, equipe, mercado e apresentação audiovisual.
Desafio Fashion leva talentos da moda para a vitrine da FBV
Realizado há três anos pelo Sindilojas Porto Alegre em parceria com a ESPM-Sul, o Desafio Fashion acontece a cada edição da Feira Brasileira do Varejo (FBV) com a proposta de fomentar ideias inovadoras para o setor. Alunos e profissionais de moda são desafiados a desenvolver projetos para o varejo que virem tendência no setor. O vitrinismo, um dos assuntos mais importantes para os lojistas, é o tema nesta 6ª edição da FBV. Uma das novidades deste ano é que o concurso será aberto a todos os estudantes e profissionais da área.
O desafio é apresentar projetos relacionados ao tema, atendendo às necessidades práticas do varejo e aproximando os participantes de empresários do segmento. Serão quatro equipes, de até cinco participantes cada, que só ficarão sabendo dos temas para cada prova no momento da execução. Talento, criatividade e muita agilidade vão movimentar esta edição do Desafio Fashion. Além do concurso, serão realizados workshops e palestras sobre vitrinismo e assuntos relacionados, com a curadoria da ESPM.
Varejo Experience – um tour por lojas inspiradoras
Uma imersão no mundo do varejo para ver de perto como alguns dos principais empresários gaúchos fazem a gestão de seus negócios, se relacionam com seus clientes e a comunidade. Ponto de venda, atendimento, visual merchandising, experiência de compra e gestão de pessoas são alguns dos temas contemplados nas visitas, que acontecem nos dias 28 e 29 de maio, das 13h às 18h30. Com até 30 pessoas, cada grupo terá a oportunidade de ampliar conhecimentos e fazer networking com diversos lojistas, guiados por profissionais que são referência no mercado.
O primeiro grupo, que está com inscrições esgotadas, será acompanhado por Fabiano Zortéa, coordenador estadual de projetos de qualificação de empresas para o setor de comércio varejista do Sebrae/RS e por Túlio Pinheiro, economista à frente da coordenação estadual de projetos de expansão de empresas do Sebrae/RS. Devido à grande procura por esta atração, foi aberto um segundo grupo de atividades, ainda com inscrições abertas. Ele será guiado por Angela Klein, sócia-proprietária da REEL Inteligência Comercial e consultora do Sebrae em âmbito nacional. As lojas visitadas serão divulgadas em breve. As inscrições para o segundo dia do Varejo Experience podem ser feitas pelo site www.feirabrasileiradovarejo.com.br/atracoes/varejo-experience/
FBV TALKS
Uma das grandes novidades da 6ª edição da FBV, neste espaço os expositores da feira comandam palestras ou workshops para discutir assuntos relacionados ao varejo e aos seus negócios. Uma iniciativa com acesso livre e gratuito para todos os visitantes. O espaço terá apresentação de soluções inovadoras, espaço para grandes parcerias e debates com expositores relevantes do mercado.
EXPOSIÇÃO 5º PRÊMIO DE DESIGN DE VAREJO – RDI BRASIL 2017
Quem visitar a FBV 2018 terá a chance de conhecer os melhores projetos de design do varejo brasileiro em 2017, vencedores do 5º Prêmio Design de Varejo RDI Brasil 2017. O RDI Brasil, Retail Design Institute Brasil, é uma associação internacional fundada nos Estados Unidos, que congrega profissionais ligados à criação e projetos para o varejo.
Os profissionais inscritos no prêmio são arquitetos, designers e visual merchandisers, além de escritórios e empresas, voltados para o design de varejo, que concorreram em 12 categorias de projeto, entre elas vitrine, supermercados, lojas de alimentos, lojas de conveniência, pop-up stores, entre outras. Os trabalhos dos alunos do IED SP, da segunda turma do OneYear de Retail Design, também estiveram presentes nessa edição.
RS MODA FORTALECE CONEXÕES ENTRE VAREJO E INDÚSTRIA GAÚCHA DE VESTUÁRIO
Paralelo à 6ª edição da FBV acontece a RS Moda, feira da indústria apoiada pelo Sindilojas Porto Alegre e realizada pelo Sindicato da Indústria do Vestuário do Rio Grande do Sul – Sivergs, com o objetivo de fortalecer a conexão entre o varejo e a indústria gaúcha de vestuário, valorizando a produção regional.
Delegações do interior na 6ª FBV
A 6ª edição da Feira Brasileira do Varejo (FBV), realizada pelo Sindilojas Porto Alegre de 28 a 30 de maio, no Centro de Eventos Fiergs, vai trazer para a Capital varejistas de vários municípios do interior gaúcho e também de outros estados brasileiros. Já estão confirmadas delegações de Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Santa Maria, Ijuí, Santo Ângelo, Brasília, Campo Grande (MS) e Porto Velho (RO), entre outras.
Com visitação aberta e gratuita ao público, a 6ª edição da FBV contará com cerca de 70 expositores de empresas especializadas em soluções de tecnologia, gestão, segurança, marketing, entre outros serviços e produtos voltados ao segmento. São esperadas cerca de oito mil pessoas que, além de visitar os estandes, conhecer as principais novidades do setor e fazer negócios, poderão assistir gratuitamente às palestras do FBV Talks, que acontecem durante os três dias de evento, novidade nesta 6ª edição.
Desde a sua estreia, em 2013, acontece em paralelo o Congresso Brasileiro do Varejo, que este ano reúne cerca de 40 dos principais nomes de referência nacional e internacional no setor para uma concorrida agenda de palestras.Outra atração de destaque da 6ª edição da FBV será a Trend Store, projeto desenvolvido exclusivamente pelo Sindilojas Porto Alegre para apresentar as novas tendências do setor integrando físico e digital. Além dela, muitas outras iniciativas vão movimentar o evento, como o Varejo Now, o Desafio Fashion, o Varejo Experience e a exposição do Retail Design Institute, propostas que ampliam conhecimento, fomentam a troca de experiências e propõem soluções inovadoras para o varejo, em consonância com as demandas de um mercado em transformação. Informações detalhadas sobre todas as atividades do evento no site www.feirabrasileiradovarejo.com.br/