Os números oficiais ainda não foram divulgados, mas uma estimativa prévia sobre o balanço da Fenatran, realizada entre os dias 14 e 18, aponta para um novo recorde de público e também no volume de negócios realizados durante a maior feira da América Latina dedicada ao setor de transportes. A 22ª edição pode ter ultrapassado a previsão de 62 mil visitantes em cinco dias de mostra, segundo a Reed Exhibitions Alcântara Machado, organizadora do evento.
Em volume de negócio, a estimativa da Reed apontava para uma geração de R$ 4 bilhões em intenção de compra, o que deve ter sido facilmente superado: só a Volvo, fabricante de caminhões e uma das expositoras, estimou superar a marca de R$ 1 bilhão no último dia do evento.
Nesta edição, a feira já estava 30% maior com relação ao número de empresas expositoras se comparada com a anterior, realizada em 2017. Neste ano, 450 marcas e empresas do ramo mostraram seus produtos, entre montadoras, implementadoras, fabricantes de autopeças e prestadoras de serviços, entre outros.
O evento também contou com novidades nesta edição, como o Fenatran Experience, uma pista de teste drive de caminhões, alocada na parte exterior do pavilhão do Expo São Paulo. Com uma extensão de quase dois quilômetros, o circuito exclusivo serviu de pista para que visitantes pudessem provar novas tecnologias aliadas a novos produtos, entre caminhões e utilitários leves das marcas Scania, Mercedes-Benz, Peugeot, Citroën e VW Caminhões. A atividade contou ainda com a Continental, fabricante de pneus, que também demonstrou um novo pneu misto Conti HAC 3 para uso na extração de madeira e transporte de cana-de-açúcar, com 200 testes no total.
Junto à Fenatran, foi realizada ainda dois eventos paralelos: o Congresso SAE, que debateu uma série de assuntos sobre o futuro da mobilidade, tecnologias e inovação por meio de painéis de debates e palestras com especialistas do setor, incluindo uma mostra tecnológica.
Também foi realizada a Movimat, Salão Internacional da Logística Integrada, que reúne empresas da indústria e dos setores de distribuição, atacado, varejo e comércio eletrônico interessados em produtos, serviços, soluções, conteúdo e inovações no mercado de logística.
Além disso, a exemplo da primeira experiência bem sucedida no Salão do Automóvel de São Paulo, a Fenatran também ganhou uma arena de conteúdo, o projeto New Mobility que levou discussões e apresentações sobre novas soluções e tecnologias para o setor de mobilidade voltadas para o transporte urbano.
Fonte: Automotive Business