Filtro de Cabine gera benefícios ao veículo

Filtro de Cabine-filtros-MANN FILTER-dicas-condições-caminhão-motorista

Para garantir o bom funcionamento dos caminhões, existem diversos tipos de filtros, que têm a função de contribuir com seu desempenho: de combustível, de óleo do motor e de ar que entra no coletor de admissão. Itens comuns, muito lembrados principalmente no período de revisão dos veículos. Porém, ao contrário dos exemplos citados, muitos desconhecem o filtro de cabine, que tem a importante função de proteger a saúde dos motoristas e passageiros.

O filtro de cabine proporciona diversos benefícios para os caminhões e seus ocupantes. Sua utilização e manutenção são de extrema importância para reter a entrada de partículas como pó, fuligem, gases nocivos e bactérias, proporcionando ar puro no interior da boleia. O filtro auxilia também na prevenção de problemas respiratórios, uma vez que, além de combater a entrada de poluição, previne a proliferação de ácaros, um dos principais causadores deste tipo de doença.

O uso do filtro de cabine não está relacionado ao fato de o caminhão ter ar condicionado, como muitos imaginam. O simples acionamento do sistema de ventilação faz com que o ar passe pelo elemento filtrante. E para aqueles que têm ar condicionado, ele melhora seu desempenho, uma vez que o filtro de cabine saturado pode obstruir o fluxo da passagem do ar para dentro do veículo e causar o embaçamento dos vidros internos. Por isso a recomendação da sua troca é importante durante a revisão e manutenção veicular.

Existem no mercado dois tipos de filtros de cabine: os comuns de partículas e os com carvão ativado. São estes últimos que, além de impedirem a passagem de resíduos, absorvem os gases e reduzem o crescimento de bactérias, o que aumenta sua capacidade de reter odores indesejáveis.

 Ao contrário dos demais filtros, o de cabine não tem prazo ou quilometragens preestabelecidas para que sua troca seja realizada. “A vida-útil de um filtro de cabine depende do ambiente onde o motorista trafega. Se ele rodar sempre em vias urbanas, com alto tráfego de caminhões, ou em estradas de terra, o filtro chega a se desgastar em poucos meses. Para circulação em condições normais, a MANN-FILTER recomenda que sua troca seja realizada no máximo uma vez ao ano ou a cada 15 mil km”, explica André Gonçalves, consultor técnico da MANN+HUMMEL.

4 Trackbacks / Pingbacks

  1. MANN-FILTER alerta para manutenção preventiva do veículo antes do feriado de Corpus Christi – Jornal Brasil Mecânico
  2. Tá na hora de trocar o filtro ineficiênte - Jornal Brasil Peças
  3. Tecfil reforça liderança com o maior lançamento de filtros de sua história - Jornal Brasil Peças
  4. Tecfil é eleita pelo 4º ano consecutivo a marca de filtros preferida pelos mecânicos - Jornal Brasil Peças

Comentários não permitidos.