Fim da isenção sobre carros elétricos e híbridos importados a partir de 2024 leva assim à antecipação de compras
A perspectiva de que a importação de carros elétricos e híbridos trará fim da isenção a partir de 2024 está levando consumidores a anteciparem as compras, inclusive por conta da extensão das promoções da Black Friday até o dia 20 de dezembro. A constatação é da Osten Motors, unidade de negócios de concessionárias da Osten Group – um dos principais grupos automotivos do mercado premium, que vem registrando uma forte procura, principalmente pelos carros da BYD.
“A taxação dos carros elétricos e híbridos importados, que se inicia com uma tarifa de 12,5%, somada à continuidade das promoções da Black Friday, está levando consumidores a fecharem a compra antes que a isenção acabe”
conta Eduardo Vale, gerente geral comercial da Osten Motors.
No caso dos carros da BYD, também contribui a forte campanha realizada pela montadora, que já emplacou 15 mil carros no mercado brasileiro.
As condições especiais dos carros Dolphin, Song Plus e Yuan Plus incluem seguro do automóvel cortesia, taxa de financiamento zero, carregador elétrico e instalação de tag vitalícia da Connect Car, além da manutenção gratuita por cinco anos.
“São benefícios muito expressivos, e que têm impulsionado a demanda”
ressalta Vale.
Na Osten Motors, as vendas de elétricos e híbridos já se aproximam aliás da participação de 7% da receita. E a meta é ampliar bastante essa fatia no próximo ano. A empresa deve fechar o ano com 3.500 veículos emplacados. Incluindo assim modelos a combustão, e a projeção é crescer mais de 50% nas vendas em 2024.