Financiamento de veículos registra aumento de 15% em março, em comparação com fevereiro

Financiamento de veículos registra aumento de 15% em março, em comparação com fevereiro

O segmento de motos registrou aumento de 42,4% em relação ao mês anterior

São Paulo, 13 de abril de 2022 – As vendas financiadas de veículos em março de 2022 somaram 468 mil unidades, entre novos e usados, de acordo com dados da B3. O número, que inclui autos leves, motos e pesados em todo o País, representa queda de 5,5% se comparado a março de 2021, quando os financiamentos de veículos somaram 495 mil unidades. No entanto, em comparação a fevereiro de 2022, houve aumento de 15% no total de financiamentos. Esse aumento pode ser explicado pelos três dias úteis a mais em março, na comparação com o mês anterior.  O segmento de motos registrou mais um mês de aumento. Foram 103 mil unidades financiadas ao longo do mês, com aumento com 25,3% perante o ano anterior. Em comparação com o mês de fevereiro de 2022, o crescimento neste setor foi de 42,4%.  Já os segmentos de veículos pesados e de autos leves foram os que apresentaram maior queda no período. As vendas a crédito de veículos pesados tiveram redução de 17,6% em comparação a março do ano anterior. E os autos leves registraram 341 mil unidades financiadas, redução de 11% em comparação ao mesmo mês do ano passado. Se considerarmos apenas as vendas a crédito de autos leves novos, a redução foi de 31,6%.

“No mês de março vimos a continuidade do cenário que já se apresenta há algum tempo, com o recuo nos financiamentos, principalmente de autos leves novos, reflexo da queda nas vendas de veículos. Quando comparamos aos meses diretamente anteriores, o comportamento do mercado se mantém, de certa forma, estável, sem que percebamos uma melhora da demanda por parte do consumidor”, comenta Tatiana Masumoto Costa, superintendente de Planejamento da B3.
 
No acumulado do ano de 2022, até o mês de março, as vendas de veículos financiadas somaram 1,2 milhão de unidades, o que representa queda de 9,2% em relação ao ano de 2021 e equivale a 129 mil unidades financiadas a menos.
 
A B3 opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), a maior base privada do País, que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito em todo o Brasil. Para visualizar a apresentação com os dados completos sobre financiamentos de veículos em março de 2022, clique aqui.


Sobre a B3
A B3 S.A. (B3SA3) é uma das principais empresas de infraestrutura de mercado financeiro do mundo e uma das maiores em valor de mercado, entre as líderes globais do setor de bolsas. Conecta, desenvolve e viabiliza o mercado financeiro e de capitais e, junto com os clientes e a sociedade, potencializa o crescimento do Brasil.


Atua nos ambientes de bolsa e de balcão, além de oferecer produtos e serviços para a cadeia de financiamento. Com sede em São Paulo e escritórios em Chicago, Londres, Singapura e Xangai, desempenha funções importantes no mercado pela promoção de melhores práticas em governança corporativa, gestão de riscos e sustentabilidade.