O modelo conta com o uso massivo de realidade virtual, uma das novidades na linha de montagem do utilitário esportivo em Camaçari, na Bahia.
A Ford projetou o Novo EcoSport com o uso massivo de realidade virtual, que também é uma das novidades na linha de montagem do utilitário esportivo em Camaçari, na Bahia. Essa tecnologia foi um dos avanços inéditos, tanto na fase de desenvolvimento do produto como na definição do processo, para aprimorar a ergonomia dos operadores da linha de montagem na fábrica, por meio da análise de todos os seus movimentos visando a garantir a saúde e segurança, cuidados que se refletem também na qualidade do veículo.
A realidade virtual trouxe ferramentas importantes para a modernidade de uma prática que há mais de 10 anos é prioridade na Ford para aprimorar o trabalho dos operadores em todas as suas operações mundiais. A manufatura virtual contribui para formar os chamados “atletas industriais” da linha de montagem. Com recursos similares aos utilizados no treinamento de atletas profissionais, a realidade virtual permite mapear todos os movimentos, a postura e as interferências no indíviduo em cada estação.
“Por intermédio da simulação com manequins virtuais, chegamos ao padrão ideal de montagem dos veículos. Ao mesmo tempo que os designers focam no visual e na experiência que o veículo oferece ao consumidor, os ergonomistas se preocupam com duas questões chaves: a viabilidade da montagem e a segurança dos operadores na produção”, resume Caroline Massolino, especialista em ergonomia da Ford na Bahia.
“Por intermédio da simulação com manequins virtuais, chegamos ao padrão ideal de montagem dos veículos. Ao mesmo tempo que os designers focam no visual e na experiência que o veículo oferece ao consumidor, os ergonomistas se preocupam com duas questões chaves: a viabilidade da montagem e a segurança dos operadores na produção”, resume Caroline Massolino, especialista em ergonomia da Ford na Bahia.“Por intermédio da simulação com manequins virtuais, chegamos ao padrão ideal de montagem dos veículos. Ao mesmo tempo que os designers focam no visual e na experiência que o veículo oferece ao consumidor, os ergonomistas se preocupam com duas questões chaves: a viabilidade da montagem e a segurança dos operadores na produção”, resume Caroline Massolino, especialista em ergonomia da Ford na Bahia.