
O documento de cooperação assinado pela Ford e pela Volkswagen em junho deste ano criou as fundações para uma parceria estratégica entre duas das maiores fabricantes do mundo. Inicialmente, as montadoras devem focar em apenas desenvolver juntas uma linha de veículos comerciais, o que pode incluir as novas gerações das picapes VW Amarok e Ford Ranger, mas que também irá trabalhar para “atender melhor à evolução das necessidades dos clientes.” De acordo com alguns especialistas da indústria, isto pode significar que a Ford e a Volkswagen estão considerando uma fusão completa ou troca de ações das empresas, o que poderia formar a maior fabricante do mundo.
Uma análise feita pelo The Detroit Bureau aponta que uma parceria além dos veículos comerciais poderia ser muito benéfica para os dois lados. A empresa alemã aproveitaria a posição forte da Ford no mercado norte-americano, especialmente nos segmentos de picapes e SUVs, enquanto a marca do oval azul receberia ajuda na Europa, América Latina e China, mercados em que enfrenta dificuldades.
Além disso, as duas montadoras poderiam compartilhar plataformas e ajudar ambas a expandir seus portfólios. Por exemplo, a Ford já foi a marca pioneira em tecnologias para carros eletrificados, mas agora está bem atrasada em relação à concorrência, enquanto a Volkswagen trabalha em um plano agressivo de eletrificação. Em troca, a Ford pode ajudar a VW a recuperar sua imagem nos EUA após o Dieselgate, com produtos como uma picape média baseada na Ranger.