Fundo Monetário Internacional eleva previsão do PIB no Brasil em 2019

307

O Fundo Monetário Internacional (FMI) elevou a projeção do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2019, de 0,8% estimado em julho para 0,9% agora, informou o órgão. Para 2020, no entanto, a previsão de crescimento passou de 2,4% para 2,0%. Os dados constam no relatório ‘Desaceleração global da manufatura, barreiras comerciais em elevação’, divulgado há pouco pelo Fundo.

No mesmo documento, o FMI diminuiu a sua projeção para o crescimento da economia global este ano de 3,2% na estimativa de julho, para 3,0%, a taxa mais baixa de expansão desde 2009. Em relação a 2020, o FMI também reduziu levemente a previsão para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) global, de 3,5% para 3,4%.

Fundo Monetário Internacional

A economista-chefe do Fundo Monetário Internacional, Gita Gopinath, afirmou que a economia do Brasil apresentou “alguma recuperação neste ano, mas ocorreram incertezas com políticas, como a relativa à (aprovação) da reforma da Previdência”. Em abril, o FMI estimava expansão de 2,1% este ano, mas houve uma forte revisão para baixo – ainda em julho – por causa da queda de produção mineral depois da tragédia de Brumadinho (MG). Para 2020, no quarto mês do ano, era esperada expansão de 2,5%.

O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. As regras têm como objetivo proteger o investimento feito pelo Estadão na qualidade constante de seu jornalismo.

Estadão compartilhar este conteúdo, utilize o link: https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,fmi-eleva-previsao-do-pib-no-brasil-em-2019-no-mundo-orgao-reduz-projecao,70003050370

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.