Fusca: o carro do povo

Fusca: o carro do povo – O primeiro amor de muitos amantes das quatro rodas mais antigos e ainda a paixão de muitos jovens que o enxergam como incomparável – apesar da tecnologia e modernidade dos novos tempos.

Aquele design único e um motor quase “inquebrável” e que, se com muito esforço, apresentasse problema, facilmente era (e ainda é) reparado. Ele que teve uma sobrevida com sua última versão produzida no Brasil entre 1993 e 1996 (O último fabricado no mundo foi em 2003, no México). Não temos como falar de carros clássicos, que marcaram épocas, sem começar pelo Fusca.

O queridinho do brasileiro por quase três décadas reúne milhares de apaixonados ainda hoje pelo Brasil. Para ter noção do carinho que o Fusca conquistou durante seus anos de glória, o Besouro da VW tem um dia para chamar de seu.

O dia 22 de junho é celebrado em todo o mundo como o dia do Fusca. Qual outro modelo que você lembre de cabeça teve esse privilégio?

Com o primeiro modelo fabricado na Alemanha pré-guerra em 1939, o Fusca chegou ao Brasil em 1950, quando 30 unidades vieram importadas pela família Matarazzo.

Nas décadas de 60, 70 e 80, o “carro do povo” liderou de forma absoluta as vendas, chegando a ter pouco menos de 3 milhões de Fuscas rodando pelo país naquela época.

Foto: Fusca 1200 E 1964,

Produzido no Brasil

Celebração do Fusca no Brasil

Capitais como Curitiba, Rio de Janeiro, Rio Branco e Belo Horizonte reúnem fãs do modelo anualmente para a celebração do dia mundial do Fusca, mas é em São Paulo a maior concentração de eventos.

Além de grandes eventos em Mogi das Cruzes e São Bernardo do Campo, em Campinas, na comemoração de 2018, foram reunidos 700 modelos e a exposição contou com cerca de 3 mil apaixonados por Fusca.

Curiosidades:

Criação do projeto Fusca: 1932, na Alemanha

Primeiro Fusca produzido: 1938, na Alemanha*

Primeiro Fusca produzido no Brasil: 1959

Último Fusca produzido

no Brasil: 1996

Último Fusca produzido

no mundo: 2003, no México

Unidades Produzidas

no mundo: 21.529.464

Unidades produzidas

no Brasil: 3.100.000

Além do Dia Mundial do Fusca (22/06) há também o Dia Nacional do Fusca

(20 de janeiro)

Fusca: o carro do povo – Devido a II Guerra Mundial, o Fusca teve sua primeira unidade comercial vendida somente em 1947.

2 Trackbacks / Pingbacks

  1. Opala: O 1º Chevrolet de passeio - Jornal Brasil Peças
  2. Fusca ainda é um dos carros mais buscados na Internet - Jornal Brasil Peças

Comentários não permitidos.