GM e parceira chinesa fabricam o carro elétrico mais vendido em 2021

GM e parceira chinesa – Embora os números não sejam totalmente confiáveis, desde 2018, o Tesla Model 3 é o automóvel elétrico mais vendido no mundo, totalizando cerca de 700 mil unidades.

Mas 2021 começou com uma surpresa: enquanto foram vendidas cerca de 35 mil Tesla Model 3 em janeiro e fevereiro, o Hong Guang, um pequeno veículo chinês, teve 56 mil unidades vendidas.

O Modelo 3 fabricado na China custa a partir de US$ 39 mil, contra os US$ 4.500 do Hong Guang, que tem autonomia de 170 quilômetros, velocidade máxima de 100 km/h, e pesa 650 quilos. São carros diferentes, o que leva a preços diferentes: a autonomia do modelo básico do Tesla chega a 400 quilômetros, sua velocidade máxima é 225 km/h e pesa 1.600 quilos, sendo maior e mais confortável.

O carrinho é produzido por uma estatal chinesa, a Wuling, em parceria com a General Motors; essa parceria indica que a empresa americana deve estar buscando ganhar experiência para, em seguida, atacar o mercado americano e como tem sido comentado, o europeu.

Já a Tesla, segue expandindo sua capacidade de produção e, ao que consta, preparando o lançamento de um veículo compacto.

Sobre General Motors

General Motors Corporation, também conhecida apenas pela sigla GM, é uma multinacional com sede em Detroit, nos Estados Unidos, cuja principal área de negócios é a produção de automóveis. A GM tem várias marcas no seu portfólio, entre as quais, as quatro marcas originais de automóveis da GM: Buick, Cadillac, Chevrolet, e Pontiac (extinta em 2010), além da GMC, que fabrica exclusivamente caminhões, grandes vans (pt-BR) ou carrinhas (pt-PT) e camionetes; e outras marcas, como: Daewoo, Holden (extinta em 2020), Hummer, Opel (vendida ao Grupo PSA e BNP Paribas),[1] Saturn (extinta junto com a Pontiac) e Vauxhall (vendida junto com a Opel).[2] É dona também, de 50,7% da GM Daewoo e de 34% da Wuling. É ainda parceira da Isuzu. Teve também participação na Lada da Rússia.

GM e parceira chinesa

Vivaldo José Breternitz
Assessoria de Imprensa Mackenzie