A Honda Automóveis do Brasil encerrou 2017 com aumento de 7% nas vendas em comparação ao ano anterior, comercializando 131.096 automóveis. O resultado garantiu à marca o market share de 6%, segunda melhor participação de mercado em sua trajetória no País.
O crescimento reflete a acertada estratégia de renovação do line-up da marca, responsável por trazer ao mercado, nos últimos dois anos, o Civic Geração 10, o WR-V – primeiro automóvel desenvolvido sob a liderança da equipe brasileira de Pesquisa & Desenvolvimento -, o HR-V Touring e, mais recentemente, o Fit 2018. Para este ano, já estão confirmados os lançamentos do Civic 2018, City 2018, e novos Civic Si e CR-V.
O modelo mais vendido foi o Honda HR-V, com 47.777 unidades comercializadas. Somado às vendas do WR-V, com 15.352 emplacamentos, a marca consolidou sua presença no segmento de SUVs compactos. O bom desempenho da fabricante se deve ainda ao sucesso do Civic, com 25.867modelos vendidos, do Honda Fit, que registrou vendas de 25.351, e do City, com 15.975 unidades. Os importados CR-V, Accord e Civic Si somaram, juntos, 762 emplacamentos.
Com o envio do Civic Geração 10 e WR-V para os principais mercados na América do Sul, as exportações retomaram força em 2017, totalizando 5.327 automóveis exportados. Além de automóveis, a empresa também exporta peças (CKD) para a Argentina, México e EUA.
Em resposta ao crescimento das vendas internas e também das exportações, o número de automóveis que saiu da linha de montagem da fábrica de Sumaré (SP) superou em 11,2% as unidades do ano anterior.
Para 2018, a fabricante prevê um cenário de ligeiro crescimento das vendas, próximo ao patamar registrado em 2017.