Indústria Automobilística: Brasil está entre os primeiros no mundo em avaliação da qualidade

Brasil está entre os primeiros no mundo em avaliação da qualidade da indústria automobilística

Fundação Vanzolini conquista menção honrosa ouro como uma das principais certificadoras globais pela IAOB

O IAOB – International Automotive Oversight Bureau, escritório de supervisão do IATF– International Automotive Task Force, acaba de divulgar os vencedores do prêmio IAOB CB 2021, onde o Brasil teve papel de destaque. A Fundação Vanzolini – principal certificadora de produtos e sistemas de gestão da América do Sul − recebeu menção honrosa entre as certificadoras que atingiram a categoria ouro.

Essa conquista coloca o país, de forma comprovada, entre os principais organismos do mundo na avaliação e certificação do modelo de gestão da qualidade das organizações de produção automotiva e de peças de reposição por meio da IATF 16949.

A certificação IATF 16949 é uma norma que indica quais são os requisitos específicos da ISO 9001 do modelo de gestão da qualidade para as organizações da Indústria Automobilística. Ela abrange não só os requisitos publicados na ISO 9001, mas inclui também os requisitos específicos de cada cliente que participa da cadeia automotiva.

De acordo com José Joaquim do Amaral Ferreira, membro do Conselho Curador e professor na Fundação Vanzolini, “o prêmio é de extrema importância para a indústria automobilística brasileira, pois demonstra a credibilidade do setor nacional no atendimento às normas de qualidade e segurança. Ter o reconhecimento por parte da IAOB é um marco na história da Fundação Vanzolini”, acrescenta ele.

O IAOB foi criado para, entre outras questões, implementar e gerenciar as atividades de supervisão de registro da IATF 16949, em nome da International Automotive Task Force e garantir a consistência global da certificação.

Indústria Automobilística

Os membros da IATF incluem os seguintes fabricantes de veículos: BMW Group, Daimler AG, Ford Motor Company, Geely Group, General Motors, Jaguar Land Rover (JLR) Limited, Renault Group, Stellantis (ex FCA), Stellantis (ex PSA), Volkswagen AG e suas respectivas Associações Nacionais da Indústria Automotiva – AIAG (EUA), ANFIA (Itália), FIEV (França), SMMT (Reino Unido) e VDA (Alemanha) e Anfavea (Brasil).

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*