Automotiva tem melhores resultados – Fabricação de veículos alcança, nos nove primeiros meses de 2019, a marca de 2 milhões de veículos pela primeira vez desde antes da crise.
Pela primeira vez desde 2014, o mercado interno de veículos acumula a venda de 2 milhões de veículos nos primeiros nove meses do ano, com crescimento de 9,9% sobre o mesmo período do ano anterior. As exportações seguem em queda, com 337,5 mil veículos produzidos no Brasil embarcados para outros países de janeiro a setembro, número 35,6% menor do que o verificado em idêntico intervalo do ano passado.
Na equação entre vendas internas e externas, a produção de 2,19 milhões de veículos nos primeiros nove meses significou pequena alta de 2,9% em relação ao ano anterior.
Ainda segundo o Sindipeças, em relatório divulgado com o desempenho do Setor de Autopeças, no acumulado até agosto, houve avanço nos resultados. O faturamento líquido, por exemplo, apresentou avanço de 1,8% na passagem mensal e contração de 0,5% na comparação com o mesmo mês do ano anterior.
As vendas para montadoras seguiram crescendo, embora com variações mais modestas quando comparadas ao início do ano. Até agosto, registrou-se variação ao redor de 11,0% no acumulado do período e em 12 meses. O faturamento obtido no mercado de reposição manifestou alta de 6,0% na passagem mensal e interanual e de 6,8% no acumulado em 12 meses. Embora tenha apresentado variação positiva em relação a julho, os embarques para o exterior, mensurados em reais e em dólares, seguiram em queda, quando se toma como base de comparação igual do mês anterior ou o acumulado nos oito primeiros meses do ano.
Vendas intrassetoriais e empregos caíram
As vendas intrassetoriais trouxeram queda de 5,0% frente ao mês imediatamente anterior, mas seguiram com resultados expressivos nas demais métricas de comparação. O emprego apresentou retração pelo sétimo mês consecutivo, variando quase 1,0% frente a julho/19 e acumulando, queda de 3,0% no ano. A utilização de capacidade recuou para 72% em agosto.