Para a fabricação de estruturas veiculares mais seguras, a indústria brasileira avança na adoção de materiais nobres e processos de última geração, capazes de conferir propriedades mecânicas específicas para cada região da carroceria, segundo os especialistas que participaram do 5º Simpósio SAE BRASIL CarBody, realizado no início de maio, em São Paulo (SP). Sob a direção de Ed Taiss, consultor de Tecnologia da CBMM, o encontro contou com apresentações e mostra de engenharia, na qual cinco montadoras – FCA, Ford, General Motors, Mercedes-Benz e PSA – mostraram as novas tecnologias utilizadas em carrocerias para ampliar a proteção dos ocupantes. Na abertura, Renato Mastrobuono, conselheiro da SAE BRASIL, falou sobre o Maio Amarelo, movimento internacional de conscientização sobre a segurança no trânsito. “É um orgulho abrir o mês com um evento que contribui para essa discussão”, afirmou.
AUTOPEÇAS
No primeiro painel, Andreas Muellegger, gerente de Indústria Automotiva da Trumpf, apresentou novas ferramentas de soldagem a laser, que garantem alta precisão e velocidade de processo (até 10m/min) para aplicação em projetos de estruturas veiculares. Os aços de ultra-alta resistência (UHSS) foram o foco de Ramon Ocampa, gerente de Negócios da Magna Cosma, que abordou a família Gen3 da empresa. “Permitem aumentar a resistência e reduzir o peso de elementos estruturais por meio de processos termomecânicos”, afirmou. Mauricio Lobão, gerente de CAE da Vesta Engenharia, Grupo Aethra, falou sobre o desenvolvimento de chashbox com geometria de oito lados, capaz de absorver 18% mais energia do que o componente convencional, com quatro cantos, e explicou que a tecnologia oferece melhor controle porque faz a distribuição das deformações nos oito lados durante uma colisão.