Intenção de compra de veículos cresceu 24% no primeiro trimestre de 2021, aponta relatório elaborado pelo Mercado Livre

O início de 2021 foi aquecido para o setor automotivo, é o que revela o estudo produzido pela unidade de Veículos, Imóveis e Serviços do Mercado Livre – empresa líder em tecnologia para o e-commerce e serviços financeiros da América Latina. De acordo com o relatório, a intenção de compra de veículos cresceu 24% no primeiro trimestre de 2021, comparando ao mesmo período no ano passado. Quando um potencial consumidor inicia uma interação com o vendedor são registrados os dados de intenção de compra .

“Apesar do cenário de incertezas, causado pela pandemia que vivemos, a intenção de compra por veículos se manteve e conseguiu superar os níveis da mesma temporada no ano passado”, aponta Luis Paulo dos Santos, diretor do Marketplace de Veículos, Imóveis e Serviços do Mercado Livre. “A necessidade de adquirir um automóvel segue como objetivo de muitos consumidores”, complementa o executivo.

0 Km
A intenção de compra de veículos 0Km registrou um incremento de 81% no primeiro trimestre de 2021, quando comparamos ao mesmo período em 2020, e aumento de 30%, em relação aos últimos três meses de 2020. Os modelos que mais receberam contatos de possíveis compradores foram: Chevrolet Onix, Fiat Strada e Hyundai HB20 .

Seminovos
O número de contatos interessados em veículos seminovos no início de 2021 aumentou 22%, em relação à mesma temporada no ano passado.

Quando o assunto são seminovos, o Honda Civic, Chevrolet Celta, VW Gol e Toyota Corolla, são os modelos que mais despertam o interesse dos consumidores.

Busca por automóveis segue em alta

0Km
A demanda por veículos novos cresceu 21% no primeiro trimestre de 2021, em relação ao mesmo período de 2020. O modelo de carro 0KM mais visitado, nos primeiros três meses de 2021, foi o Chevrolet Onix. Em segundo lugar, temos o Fiat Strada, e o Toyota Hilux finaliza o ranking. Já as marcas favoritas dos usuários que buscam automóveis 0KM, foram: Chevrolet, Fiat e Volkswagen .

As categorias mais procuradas, entre os veículos 0KM são:

Hatch – 26%
SUV – 24%
Pick-up – 22%

Seminovos
A procura por veículos seminovos se manteve no primeiro trimestre de 2021. Em linha com 2020, o Honda Civic foi o modelo mais visitado no período. Seguido por Volkswagen Gol e Toyota Corolla. Agora, quando falamos sobre marcas, a Volkswagen está no topo do ranking. Seguida pela Chevrolet e Fiat, na terceira posição.

O Hatch continua sendo a categoria mais demandada no Mercado Livre – 28% das buscas por veículos seminovos são por esses modelos. Seguida pelos Sedãs (24%) e SUV’s (16%).

Confira aqui o estudo completo.

Intenção de compra de veículos

Sobre o Mercado Livre
O Mercado Livre é a companhia líder em tecnologia para e-commerce e serviços financeiros na América Latina, que oferece soluções para que pessoas e empresas possam comprar, vender, pagar, anunciar e enviar produtos e serviços por meio da internet. Além da plataforma de e-commerce e da fintech Mercado Pago, a empresa conta com as seguintes áreas de negócios: Mercado Envios, Mercado Livre VIS (Veículos, Imóveis e Serviços), Mercado Ads e Mercado Shops. Maior e mais completo marketplace da América Latina, o mercadolivre.com tem 69,8 milhões de usuários ativos e mais de 12 milhões de vendedores, incluindo grandes marcas, alcançando 27 vendas por segundo. Já o Mercado Pago, com mais de 60 milhões de pagadores ativos, oferece uma plataforma completa de tecnologia financeira com conta gratuita, soluções de pagamento e crédito. Fundado em 1999 e presente em 18 países, o Mercado Livre é a única da América Latina entre as top 10 Melhores Empresas para Trabalhar no Mundo, segundo o GPTW 2020.

Fonte: Mercado Livre – Informações para a imprensa