IQA certifica oficinas para enquadramento em programa da Cetesb

288

Enquadramento em programa da CetesbCentros de reparação certificados são credenciados no Programa de Melhoria da Manutenção de Veículos a Diesel (PMMVD), que visa reduzir o volume de veículos desregulados em circulação

O Instituto da Qualidade Automotiva (IQA) faz certificação de oficinas mecânicas especializadas na reparação de veículos movidos a diesel, com foco no enquadramento ao Programa de Melhoria da Manutenção de Veículos a Diesel (PMMVD), desenvolvido pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). 

Criado em 1998, o programa tem como objetivo reduzir o volume de veículos desregulados em circulação no Estado, a partir de ações votadas para o controle da emissão de fumaça preta proveniente de gases do escapamento de caminhões, ônibus, caminhonetes e vans que compõem a frota de veículos diesel no Estado de São Paulo.

Por meio do programa, a Cetesb credencia centros de reparação que prestam serviços de manutenção de acordo com padrões de qualidade estabelecidos. O objetivo é auxiliar os proprietários de veículos – notificados por circulação com emissão de poluentes acima dos limites aceitáveis – na escolha de oficinas pré-qualificadas para execução de bom serviço. 

Com a certificação do IQA, que avalia pessoas, processos e equipamentos, a oficina se torna apta para realizar a manutenção dos veículos e obtém a autorização de emitir o Relatório de Medição de Opacidade (RMO), que permite ao proprietário ou condutor do veículo entrar com recurso sobre a notificação para diminuir em 70% o valor da penalidade.

Seguro e leião, IQA, Cetificação de oficinas, brasilpecas, Enquadramento em programa da Cetesb

Segundo Sérgio Fabiano, gerente de Serviços Automotivos do IQA, o programa visa conscientizar o empresário da reparação para adotar práticas corretas de inspeção e manutenção, assim como incentivar o proprietário do veículo a fazer a manutenção preventiva para diminuição da emissão dos gases poluentes.

O credenciamento oferece benefícios às oficinas, como mais possibilidades de serviços para oferecer ao cliente e cadastro no site da Cetesb como empresa credenciada no programa. “Assim, o empresário pode aumentar a carteira de clientes ao administrar uma oficina que colabora com a preservação ambiental”, diz Sérgio Fabiano.

Há cerca de 25 anos o IQA certifica oficinas, retíficas de motores, varejistas, distribuidores, concessionárias e fabricantes de autopeças. Interessados em obter mais informações sobre certificação de serviços automotivos podem contatar o Instituto por meio do telefone (11) 5091-4545 ou do

E-mail negocios@iqa.org.br.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.