IQA divulga calendário de treinamentos para 2018 

278

O Instituto da Qualidade Automotiva (IQA) anuncia o calendário de treinamentos para 2018. Haverá a oferta de cursos oficiais sobre diversas ferramentas da qualidade nos Estados da Bahia (Camaçari), Paraná (Curitiba), Rio Grande do Sul (Caxias do Sul e Porto Alegre) e São Paulo (Campinas, São Paulo e Sorocaba).

“O IQA atende os diferentes elos da cadeia automotiva com um calendário diferenciado e abrangente, formatado a partir das demandas do mercado. Há desde formações sobre as normas mais requeridas no setor, como IATF 16949, ISO 9001 e ISO 14001, até cursos mais segmentados”, aponta Rodrigo Lopes, coordenador de Marketing do IQA.

Entre os cursos oferecidos, destaque para treinamentos com curtos prazos de atualização em função das transições, como VDA 6.3 – atualização da versão 2010 para a versão 2016, que poderá ser realizada somente até 30 de junho. Outro exemplo é a atualização de ISO/TS 16949 para IATF 16949, que deve ser feita até 14 de setembro.

Novos cursos também entrarão na grade oferecida pelo IQA, no decorrer do ano, como os treinamentos VDA-MLA (Criação do Produto: Nível de Maturidade para Peças Novas) e VDA-RPP (Fabricação e Entrega do Produto: Processo de Produção Robusto), que são recomendados pela norma IATF 16949 e solicitados pela Mercedes-Benz como requisitos para os fornecedores.

Outro treinamento que deve ser lançado em 2018 é o Formel Q, que está em desenvolvimento pela VDA-QMC em parceria com a Volkswagen. Trata-se de um requisito da montadora alemã, destinado a executivos e demais funcionários que atuam nas diversas áreas da cadeia de processos, como planejamento, compras, manufatura, logística e garantia de qualidade.

O calendário de treinamentos está disponível para consulta e realização de inscrições no site do IQA (www.iqa.org.br). Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone (11) 5091-4545 ou do e-mail (treinamentos@iqa.org.br).

1 COMENTÁRIO

  1. […] “O processo de transição da ISO/TS 16949 para a norma IATF 16949 é bastante complexo – e exige tanto das empresas, quanto dos auditores. A preocupação da IATF é que boa parcela das organizações não consiga realizar o processo de transição dentro do prazo porque muitas ainda não iniciaram o processo. Faltam apenas cinco meses para o fim do prazo”, alerta Sergio Kina, gerente técnico do IQA. […]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.