A Jaguar Classic está reiniciando a produção do icônico D-type, exatos 62 anos após o último exemplar sair da linha de produção da fábrica da marca em Coventry, em 1956. O modelo, primeiro de uma série limitada a 25 unidades, acaba de ser apresentado durante o salão Retromobile, em Paris.
Cada uma das 25 unidades do lendário carro de corrida será meticulosamente construída por um processo totalmente artesanal, desenvolvido pela divisão Jaguar Land Rover Classic Works, em Warwickshire.
A série limitada é o complemento de uma ambição original da empresa que, em 1955, planejou a construção de 100 unidades do modelo, das quais apenas 75 foram finalizadas. As 25 restantes estão sendo produzidas a partir de agora, mais de seis décadas depois.
O D-type, modelo que entre 1955 e 1957 venceu três vezes uma das mais famosas corridas de todos os tempos – as 24 horas de Le Mans – traz debaixo do capô um motor XK de seis cilindros. Essas 25 unidades serão produzidas em acordo com especificações autênticas e originais vigentes na Jaguar naquela época.
Tim Hannig, Diretor da Jaguar Land Rover Classic, disse: “O Jaguar D-type é um dos carros de competição mais emblemáticos e belos de todos os tempos, com um registro notável nas corridas de automóveis mais difíceis do mundo. E ele continua sendo tão espetacular hoje. A oportunidade de continuar a história de sucesso do D-type, ao completar sua produção planejada em Coventry, é um daqueles projetos únicos que nossos especialistas de primeira classe da Jaguar Land Rover Classic se orgulham de cumprir”.
O D-type é o terceiro veículo de continuação da Jaguar Classic, complementando os seis E-types Lightweight concluídos em 2014 e 2015, e nove XKSSs construídos em 2017 e 2018.
A produção das 25 unidades do D-TYPE é possível graças a uma pesquisa minuciosa feita pelos especialistas da Jaguar Classic, que contam com acesso exclusivo aos desenhos e registros de engenharia originais da época.
Todo esse material garante que cada novo D-type seja construído com as especificações autênticas estabelecidas pelo gerente da equipe de corrida da Jaguar na década de 1950, Lofty England, e seu time de engenheiros.