Com o fim do Inovar-Auto, Kia anuncia plano de reestruturação para 2018 com o lançamento de novos modelos e a abertura de novas concessionárias
A Kia Motors anunciou, no último dia 19, um investimento de R$ 165 milhões no Brasil para o ano de 2018. O aporte será usado para reestruturar a marca no país e ampliar a gama de produtos, que contará com o novo Rio, Picanto GT e o sedã esportivo Stinger.
O anúncio coincide com o fim do Programa Inovar-Auto, que, para as importadoras, determinava a cobrança dos 30 pontos percentuais sobre o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) a quem ultrapassasse a cota anual de importação de 4.800 unidades.
A medida acabou prejudicando as montadoras sem fábrica no país, como a Kia, que agora, com o fim do programa, vê uma oportunidade de voltar a vender um volume maior no país. Só em 2018, a marca projeta a comercialização de 20 mil veículos.
“Nossa projeção de vendas para 2017 ainda sob o regime do Inovar-Auto, é de no máximo 8 mil unidades. Com o retorno à normalidade tributária, já compramos, para produção nos meses de outubro a dezembro, 5 mil unidades, do total de 20 mil programadas para 2018. Com isso, a Kia poderá iniciar janeiro com maior volume de veículos em estoque para comercialização, contribuindo, em 2018, com recolhimento de impostos aos cofres públicos da ordem de R$ 1,2 bilhão, e gerar 1.300 novos empregos diretos”, afirma José Luiz Gandini, presidente da Kia Motors do Brasil.
A partir de janeiro, a Kia Motors terá 10 novos concessionários e o plano é fechar o ano que vem com 115 lojas no país. Hoje, a marca conta com uma rede de 90 concessionários.
Novos produtos
Para voltar a crescer no país, além de ampliar o número de lojas e reforçar o atendimento aos clientes atuais, a marca precisará ganhar novos consumidores. E isso se faz com novos produtos.
O primeiro reforço na linha será o Kia Rio, hatch premium que virá importado do México com motor 1.6 flex de 130 cv para concorrer no segmento de Fiat Argo, Volkswagen Polo e Ford Fiesta. A marca também anunciou a chegada dos novos Picanto GT, Cadenza e do belo sedã Stinger.