A sul coreana Kia Motors Corporation divulgou seus resultados referentes a 2016. Os números apresentam crescimento de 3,2% em relação ao ano anterior. Considerando vendas de exportação, vendas domésticas e vendas de plantas no exterior para veículos de passageiros, recreativos e comerciais, registrou um total de 3.007.976 unidades vendidas.
Os principais mercados responsáveis pelo resultado foram Europa Ocidental, China, América do Norte e Coreia do Sul, com 13,1% (436.006 unidades vendidas), 4,4% (663.070 unidades), 3,7% (719.268 unidades) e 1,4% (535.000 unidades), respectivamente.
Não fugiu da crise no Brasil
Por outro lado, no Brasil, os números não foram tão otimistas. Sofrendo com forte crise no setor, o acumulado de 2016 foi de 10.779, somando apenas 0,54% de participação e em 17º entre as marcas.
Mesmo com a queda ante 2015, quando foram 15.931 unidades comercializadas, a montadora subiu uma posição na lista de participação no país.
Na lista geral do volume até dezembro da Fenabrave (Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores), a marca entra na relação apenas com o comercial leve K2500, ficando em 18º lugar com 1.372 unidades.
Por categoria, o Cerato fica em 13º entre os sedans médios (com 1609 unidades), o Picanto fica em 4º no monocab (com 1878 unidades) e o Carnival ocupou a 3ª posição no grandcab.
Nos mercados do exterior, o SUV compacto Sportage foi o modelo mais vendido, com 515.067 unidades. Aqui no País ele também foi destaque da Kia, com 4.505 vendidos, ficando em 15º entre os SUVs.
Kia Motors Os principais mercados responsáveis pelo resultado foram Europa Ocidental, China, América do Norte e Coreia do Sul, com 13,1% (436.006 unidades vendidas), 4,4% (663.070 unidades), 3,7% (719.268 unidades) e 1,4% (535.000 unidades), respectivamente.