LCI , LCA …..

LCI , LCA – Hoje vamos falar dessa sopa de letrinhas! são títulos de investimentos oferecidos pelas instituições financeiras para financiar empréstimos.

As LCI ( Letra de Crédito Imobiliário ) ou as LCA ( Letra de Crédito Agronegócio)

No setor imobiliário e no de agronegócio respectivamente. A grande vantagem desses investimentos é que sua rentabilidade está isenta do Imposto de Renda para pessoas físicas, além das taxas de juros serem superiores a da tradicional poupança. Outra característica é que tem a garantia do FGC ( Fundo Garantidor de Crédito ), se por acaso a instituição onde foi feito o investimento vier a falência, haverá um reembolso do valor aplicado até o limite de R$ 250 mil por CPF.

LCI LCA, revista brasil peças, jornal brasil peças

As Letras de Crédito podem ter sua remuneração sendo pré-fixada , taxa de juros conhecida no ato da sua contratação, ou pós-fixada , taxa de juros atrelada a algum índice de referência ( CDI OU SELIC ) por exemplo. O risco de cada modalidade vai depender de como anda o rumo da economia, se o investidor optar por uma taxa pré-fixada e a inflação subir muito neste período , o investimento acaba por ter baixa rentabilidade. Por isso é mais comum a escolha por taxas pós-fixadas.

Antes de investir nessa modalidade é preciso fazer um planejamento do valor que será alocado. As Letras de Crédito tem um tempo pré determinado, o que isso significa, o dinheiro ficará preso pelo tempo do contrato. E normalmente para se ter uma boa remuneração é preciso de prazos mais longos. Estamos falando aqui do risco de liquidez caso precise sacar o dinheiro antes do prazo.

Gostou da informação? Então nos escreva para alexbcruz@bpinvest.com.br, iremos tirar suas dúvidas pessoais.

Alexandre Cruz

Assessor de InvestimentoCertificação ANCORD

2 Trackbacks / Pingbacks

  1. TAXA SELIC EM 5,5%....Como fica meus investimentos? - Jornal Brasil Peças
  2. Banco ou Corretora de Valores? Onde devo investir? - Jornal Brasil Peças

Comentários não permitidos.