Magneti Marelli aponta os cuidados para evitar falhas de partida em dias frios

Cuidados para evitar falhas de partida
Cuidados para evitar falhas de partida

O outono e o inverno são marcados por dias frios. Nestas estações, é comum que os veículos apresentem dificuldade na partida em dias frios, de baixas temperaturas e, de acordo com a marca Magneti Marelli, isso ocorre, em geral, por causa de problemas não diagnosticados a até mesmo por conta do desgaste em componentes importantes do sistema de alimentação de combustível e de ignição.

Líder no segmento de reposição no País, a marca Magneti Marelli comercializa no aftermarket componentes essenciais para partidas eficazes nos dias frios como velas aquecedoras, bomba de partida a frio e solenoides, que devem ser priorizados nas revisões periódicas, especialmente nesta época do ano. Entenda o funcionamento de cada um deles:

Velas aquecedoras

As velas aquecedoras são utilizadas em veículos movidos a diesel e atuam no pré e no pós-aquecimento da câmara de combustão para evitar falhas na partida e na fase fria. Esse componente garante que o ar admitido seja aquecido a uma temperatura de até 900°C, proporcionando as condições ideais para que se inicie a combustão. Quanto mais rápido a câmara de combustão é aquecida, menor será o tempo de partida do motor.

Com o motor em funcionamento, as velas se mantêm acionadas por um determinado período para evitar eventuais falhas enquanto o propulsor não atinge a temperatura ideal de operação. Assim, com a função de proporcionar partidas mais rápidas e temperaturas mais adequadas na câmara de combustão durante a fase fria do motor, as velas aquecedoras contribuem para uma maior da vida útil da bateria e do motor de partida, além da redução do nível de emissão de poluentes e do consumo de combustível.

O catálogo de velas aquecedoras Magneti Marelli possui 58 códigos que cobrem 99% da frota circulante.

Bomba de partida a frio

Os veículos movidos a Etanol ou FlexFuel são dotados de um sistema de partida a frio e, nos modelos mais novos, esse sistema promove o aquecimento da galeria de combustível, que o distribui para os bicos injetores. Para os demais modelos, utiliza-se um reservatório adicional de gasolina.

A Bomba de partida a frio é posicionada nesse reservatório, sendo responsável pelo bombeamento da gasolina para o sistema de alimentação, facilitando, assim, que o motor entre em funcionamento, principalmente nos dias mais frios, já que esse tipo de combustível é mais volátil do que o etanol. O componente está presente em veículos movidos a etanol e em todos os modelos Flex que possuem tanque adicional de gasolina.

O portfólio de bombas elétricas de partida a frio Magneti Marelli conta com 10 códigos que cobrem praticamente 100% da frota, com aplicações para mais de 150 modelos de veículos das montadoras CAOA Chery, Citroën, Fiat, Ford, GM, Jeep, Kia, Nissan, Peugeot, Renault, Toyota, VW, entre outras.

Solenoide de partida a frio

Nos sistemas que utilizam reservatório adicional de gasolina, além do reservatório e eletrobomba existem também mangueiras e solenoide, responsáveis, respectivamente, por permitir a passagem e a injeção de gasolina no momento da partida a frio em veículos movidos aa etanol e nos Flexfuel.

Ao ligar o carro, a UCE (Unidade de Comando Eletrônico) faz a leitura de todos os sensores, entre eles o sensor de temperatura do fluido de arrefecimento do motor, que informa se existe a necessidade de acionar o sistema de partida a frio. Em muitos casos, é possível ouvir o ruído característico do funcionamento do sistema, tanto na partida como em acelerações durante a fase fria.

Segundo a Magneti Marelli, na maioria dos veículos o sistema de partida a frio é acionado por meio de um relé quando a temperatura do fluido do sistema de arrefecimento está abaixo de 16°C. A eletrobomba se encarrega de manter o sistema pressurizado e a válvula solenoide se encarrega de controlar o fluxo de combustível que será injetado.

Os solenoides de partida a frio Magneti Marelli possuem durabilidade excepcional graças à qualidade dos terminais e contatos, que apresentam grande resistência à corrosão e ao desgaste, reduzindo a possibilidade de falha por mau contato. Hoje, a marca conta com 16 códigos de solenoides para o mercado de reposição.

Dicas importantes para o funcionamento do sistema

De acordo com a Magneti Marelli, é importante que o reservatório adicional seja abastecido com gasolina aditivada. Isso porque a quantidade de combustível injetado na partida a frio é muito pequena e, se o sistema é acionado poucas vezes, a gasolina comum pode perder suas características se ficar muito tempo “parada” no reservatório. Já a gasolina aditivada mantém suas propriedades por mais tempo.

Além disso, é preciso ficar atento para o abastecimento desse sistema. A ausência do combustível no reservatório provoca o ressecamento das borrachas de vedação, ocasionando vazamentos.

Os produtos Magneti Marelli são reconhecidos no mercado por oferecer ao consumidor os mais altos níveis de qualidade, segurança e confiabilidade. Todas as peças são desenvolvidas e fabricadas dentro dos padrões originais para que apresentem desempenho equivalente ao do produto genuíno.

Referência no mercado de reposição

As marcas Cofap e Magneti Marelli oferecem ao mercado mais de 70 famílias de produtos destinados às linhas leve, pesada a de duas rodas, que podem ser encontradas em todo território nacional graças à maior rede de distribuição do Brasil, composta pelos maiores e melhores distribuidores regionais e nacionais.

Além disso, as marcas também são referência de mercado no conceito de marketing de serviços no pós-venda, com equipes promocionais próprias, com técnicos e promotores experientes e altamente capacitados para atender todos os elos da cadeia de distribuição do setor de reposição, em nível nacional: Distribuidor, Revendedor, Aplicador e Consumidor Final.

Mais informações sobre os produtos Cofap podem ser encontradas no catálogo eletrônico disponível para celulares IOS e Android, no site www.mmcofap.com.br ou pelos números de Atendimento ao consumidor, Cofap 0800-0194054.

Sobre a MARELLI

A MARELLI é um dos maiores fornecedores globais independentes do setor automotivo por contemplar experiência, valores de referência, inovação e excelência em fabricação (Monozukuri). A missão da MARELLI é transformar o futuro da mobilidade, trabalhando ao lado de clientes e parceiros para a evolução do sistema de acordo com critérios de segurança, sustentabilidade e conectividade expandida. Com cerca de 54.000 funcionários em todo o mundo, a MARELLI possui 170 fábricas e centros de pesquisa e desenvolvimento na Ásia, Américas, Europa e África e um faturamento de 10,4 bilhões de euros em 2020.