Manutenção preventiva do sistema de freio: saiba como e quando fazer

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Manutenção preventiva do sistema, tramontina

Manutenção preventiva do sistema – Um dos principais motivos para a busca por manutenções automotivas, o sistema de freios preocupa qualquer motorista. E não é por menos: qualquer anormalidade neste mecanismo pode ocasionar graves acidentes de trânsito. Normalmente a verificação é realizada a cada 5.000 ou 10.000 km. Essa periodicidade depende do modelo de veículo e exigência do sistema de freio, conforme manual de instruções.

Durante o uso dos freios, é possível encontrar alguns sinais de desgaste, tais como:

– Ruídos agudos;

– Vibrações ao frear;

– Pedal muito duro ou muito baixo;

– Carro desviando para um lado durante a frenagem;

Sempre que o veículo apresentar um destes sintomas, é extremamente importante levá-lo a um profissional de reparação automotiva, para que possa ser feito o diagnóstico e reparo do sistema. Na maioria dos casos, a substituição das pastilhas de freio é necessária.

Para a inspeção ser mais assertiva e o usuário poder acompanhar o processo com mais conhecimento, listamos o passo a passo do profissional durante o trabalho. Lembrando que toda manutenção deve seguir as normas vigentes e orientações do fabricante.

PASSO A PASSO

1. Tirar as rodas do veículo

Antes de mais nada, o técnico de manutenção automotiva precisa retirar as rodas do veículo. Atenção: para as rodas de liga, a indicação é utilizar soquetes com proteção para evitar danos à roda.

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2. Verificação do desgaste das pastilhas

O exame desse desgaste é o que vai determinar a necessidade ou não da substituição das pastilhas. Pastilhas com menos de 3 mm de espessura devem ser substituídas imediatamente.

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Verificação do desgaste da pastilha de freio com calibre Tramontina PRO 44061/102

3. Substituição das pastilhas

O processo de substituição das pastilhas é bem simples: o técnico de manutenção deverá desmontar o sistema de freio, recuar o êmbolo de freio e realizar a substituição das pastilhas. O êmbolo é a peça do sistema de freio responsável por pressionar a pastilha no disco. Ele deve ser recuado com ferramentas especiais para possibilitar o encaixe da pastilha nova.

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Recuando e êmbolo de freio (sistema dianteiro e traseiro respectivamente) 46008/000 e 44061/222

4. Montagem do sistema

Após finalizar a substituição da pastilha e verificação do sistema, o técnico deverá fazer a montagem do freio e rodas. As rodas devem ser torqueadas com torquímetro para garantir o aperto adequado, conforme especificação e modelo de cada veículo e roda.

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Aperto das rodas com torquímetro.

Neste ano, a Tramontina PRO amplia a linha de Ferramentas Automotivas para acelerar trabalhos como esses em oficinas. São diversos itens, divididos por segmento de aplicação: escapamento, injeção, sistema de ignição, direção, suspensão, arrefecimento, polias de comando, pistão, freio, rodas, lubrificação, combustível, lanternagem, chapeação, painel e iluminação.

Abaixo, as ferramentas adequadas para o passo a passo apresentado:

Manutenção preventiva do sistema

Kit de ferramentas para retornar êmbolos da pinça de freio (freio)

Produzida em aço especial temperado, o kit de ferramentas para retornar êmbolos da pinça de freio possui 22 peças. Seus diferentes perfis permitem utilizar a ferramentas em automóveis nacionais e importados. Os fusos possuem sistema imantado para fixar a ferramenta, além de possuir fosso com rosca esquerda e direita com manípulo e encaixe sextavado de 22 mm. Para armazenamento, organização e transporte, o kit acompanha maleta plástica soprada com nichos para encaixar as peças.

Manutenção preventiva do sistema

Ferramenta para retornar êmbolo da pinça de freio (freio)

Com abas produzidas em aço cromo molibdênio para garantir a resistência, essa ferramenta é utilizada para retornar êmbolo da pinça de freio dianteira. Fuso e manípulo são fabricados em aço especial com acabamento fosfatizado que protege contra oxidação. Possui sistema duplo de guia para aumentar a resistência da ferramenta, além de diminuir o esforço físico para retornar o êmbolo da pinça e não causar danos ao sistema hidráulico.

Manutenção preventiva do sistema
Manutenção preventiva do sistema

Calibre de inspeção para pastilhas de freio (freio)

Produzida em chapas de aço especial, possui 8 níveis de inspeção graduados em milímetros e polegadas separados em três cores: verde (seguro), amarelo (atenção) e vermelho (perigoso).

Torquímetros de estalo

Manutenção preventiva do sistema

Todo controle é essencial, pois um aperto fora da especificação do fabricante poderá prejudicar a fixação de equipamentos ou até mesmo causar acidentes. Disponíveis em 9 modelos para apertos de 2 até 1.000 N.m., os produtos são submetidos a diversos testes de qualidade, entre eles o de calibração, para garantir maior controle e precisão no torque. O grande diferencial da linha está no certificado de calibração, emitido no laboratório de torque da própria fábrica e acompanha o produto sem custos adicionais. Isso garante mais qualidade, agilidade e praticidade para as empresas que necessitam deste certificado para o cumprimento de exigências das normas e sistemas de qualidade como a ISO 9001. Com cabeça forjada em aço cromo vanádio e tambor em tubo de aço estampado, este modelo emite sinal sonoro (estalo), quando o torque é atingido. Além disso, possui empunhadura ergonômica injetada em plástico e borracha, sistema de quick release (solta rápido) e escalas de trabalho marcadas em N.m e Lbf-pé.  

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