Medir e testar – Conheça a iniciativa da DPaschoal, rede de serviços automotivos, que incentiva os clientes e colaboradores a analisar a vida útil de peças e acessórios automotivos antes da troca, respeitando o meio ambiente e gerando economia para todos.
Respeitar os clientes, o meio ambiente e a sociedade como um todo, fornecendo produtos e serviços de qualidade, sempre de maneira ética: é assim que a DPaschoal, maior rede varejista do segmento automotivo nacional, atua diariamente.
Esse é o lema de seu principal programa corporativo, o Economia Verde, que em 2017 completa 10 anos. Vigente em todos os departamentos e escalões da empresa, tem como premissa a conscientização dos clientes sobre o momento certo para fazer a manutenção do veículo: de forma a evitar prejuízos financeiros e, ao mesmo tempo, cuidar do meio ambiente, uma vez que a troca desnecessária de peças e pneus pode resultar na geração excessiva de resíduos.
A iniciativa já rendeu à companhia o Prêmio ECO, da Amcham – Câmara do Comércio, em 2010, na categoria Sustentabilidade em Modelo de Negócios.
Sem empurra-empurra: O “Medir e testar antes de trocar” é o principal fio condutor da Economia Verde da DPaschoal e já evitou a troca desnecessária de mais de 2,5 milhões de peças e pneus. “Graças a essa simples frase, na qual acreditamos fortemente, cerca de 700 mil pneus, 500 mil baterias e mais de 1 milhão de itens de suspensão, entre outros componentes, deixaram de ser trocados e desperdiçados sem necessidade”, explica Luis Norberto Pascoal, presidente da companhia.
Ainda no que diz respeito à transparência, recentemente a DPaschoal optou por mudar a nomenclatura e forma de remunerar seus colaborares responsáveis pela captação e atendimento dos clientes. Ao invés de Vendedores, esses profissionais passarão a ser apresentados como Consultores Técnicos.
Reciclagem: Além de ações educativas, a DPaschoal também faz a destinação correta dos produtos trocados durante a revisão, como pneus, baterias, óleos lubrificantes, suspensão e freios. Esses materiais são destinados a empresas de reciclagem especializadas, que transformam os materiais em novos produtos. Cerca de 80% dos pneus passam por um processo de trituração, que resulta em um pó utilizado na fabricação de tapetes, chinelos e até mesmo asfalto. “Já reciclamos cerca de 4,5 milhões pneus, 1,2 milhões amortecedores e 2,1 milhões de litros de óleo”, destaca o presidente.
Rastreamento: Outro projeto interessante é o EcoControl, que permite rastrear os itens deixado na loja durante a manutenção. Todas as peças são etiquetadas e cadastradas no programa, que encaminha notificação indicando trajeto da loja até o centro de reciclagem, comprovando o descarte correto do produto. “Os clientes também recebem um certificado de responsabilidade social pela iniciativa. Para grandes frotas, ou quem simplesmente se preocupa com o meio ambiente, esse atestado é muito importante”, detalha Luis Norberto.
O Grupo DPaschoal, empresa brasileira que atua desde 1949 na prestação de serviços automotivos especializados, é atualmente a maior rede varejista do segmento. Possui mais de 160 lojas próprias, cerca de 800 credenciadas e conta, ainda, com um centro de distribuição de peças (DPK), um portal de venda de peças e acessórios (AutoZ), entre outros negócios, como a fazenda de cafés especiais Daterra. São mais de 3.600 colaboradores e o faturamento anual de 2016 ficou acima dos R$ 2 bilhões.