Mercado de SUV segue em expansão e Aftermarket deve se ajustar à demanda

2
28
Em 2017 já são quatro novos modelos: Hyundai Creta; Jeep Compass; Honda WR-V e Renault Captur.

Mercado de SUV segue em expansão – Mesmo com queda nas vendas gerais, os SUV’s têm tido destaque no mercado nos últimos anos e a demanda por serviços no Aftermarket deve crescer a partir deste ano.

Atualmente, são 11 modelos entre os 50 mais vendidos no Brasil. Em março de 2017, é provável que esse número cresça, já que serão contados os primeiros resultados do Honda WR-V e do Renault Captur.

Vindo de um triênio fraco, o mercado automotivo não traz, em 2017, muitas novidades para a Reposição.

Com as vendas em queda no período entre 2014 e 2016, é normal esperar que o número de veículos que começariam a contar com o Aftermarket seja menor.

Porém, um segmento dentro dos veículos de passeio requer uma atenção especial do setor: o de Utilitários Esportivos, o SUV, como é mais conhecido.

Em um período de perdas constantes das fabricantes, os lançamentos de veículos desse tipo se multiplicaram e tiveram resultados até surpreendentes.

Caminho médio de 3 anos até o Aftermarket

É cada vez mais comum as montadoras ampliarem seus pós-vendas e garantirem aos veículos vendidos como zero km, um período maior de garantia.

Entre as maiores fabricantes com produção no País, o prazo médio se tornou três anos, podendo chegar a até seis anos em alguns casos.

Normalmente essa garantia se converte em fidelidade e garante às concessionárias a manutenção desses veículos durante a validade do benefício.

Isso porque as revisões são obrigatórias para a garantia.

Reestilizado em 2012, o EcoSport dominou o setor sem maior concorrência até o início de 2015.

Foi no auge da crise econômica, coincidentemente, que surgiram as primeiras mudanças que redesenharam o segmento.

O lançamento do Jeep Renegade e do Honda HR-V – que se consolidou como líder absoluto de vendas entre os SUV’s -, puxou uma fila de novos modelos que caíram no gosto do brasileiro e se tornaram sucesso em vendas.

Além dos modelos iniciais da Jeep e da Honda, desde 2015 estrearam por aqui outros modelos como o Peugeot 2008 e o Nissan Kicks. Somente em 2017, já foram lançados quatro novos SUV’s: Hyundai Creta;Jeep Compass; Renault Captur e Honda WR-V.

Destaque nas vendas

Os SUV’s têm feito sucesso e os números deixam bem claro. Entre os 50 modelos mais vendidos no Brasil em 2017, 11 são do segmento que ainda não teve as estreias do Renault Captur e do Honda WR-V. Veja a lista das vendas:

Mercado de SUV

2
Deixe um comentário

Deixe uma resposta

  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of

[…] Nissan alcançou os 300 mil carros produzidos em Resende (RJ). A unidade foi inaugurada em 2014 com […]

[…] desejam enquadrar nesse segmento, mas não passam de licença poética. Projeções para os SUVs autênticos apontam 30% do mercado brasileiro em quatro anos. Esse percentual dependerá de aumento […]