Mercedes-Benz lança o primeiro caminhão sem retrovisor externo da AL

0
650

Mais uma vez, a Mercedes-Benz revoluciona o transporte de cargas no mercado brasileiro, lançando na Fenatran o primeiro caminhão sem retrovisor externos convencionais da América Latina. Essa inédita tecnologia estará no Novo Actros, que será comercializado no País a partir de 2020.

caminhão sem retrovisor, MirrorCam,  Novo Actros, Fenatran, Mercedes-Benz

Já imaginou substituir os retrovisores convencionais por câmeras externas em caminhões? É exatamente isso que irá acontecer com o inédito e exclusivo MirrorCam, retrovisores digitais oferecidos como item opcional para os clientes do Novo Actros. As imagens captadas são exibidas, simultaneamente, em duas telas de 15 polegadas no interior da cabina, uma no lado do motorista e outra no lado do passageiro.

“O MirrorCam junta-se aos numerosos sistemas inteligentes de assistência à condução que chegam ao mercado com o Novo Actros a partir de 2020”, diz Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina. “Com o MirrorCam, estamos dando a opção para o cliente trocar os retrovisores externos convencionais e introduzir um sistema digital com câmeras em seu caminhão. Somos o primeiro fabricante de caminhões a oferecer essa opção na América Latina. Assim, estamos dando mais um passo marcante e consistente no sentido de concretizar o que imaginamos para o futuro do transporte de cargas em todo o mundo”.

Caminhão sem retrovisor com essa função, é possível ainda mover os campos de visão para cima ou para baixo usando as teclas de seta. Este ajuste é restaurado ao sair da “vista de manobra”.

As linhas de distância do caminhão em relação aos outros veículos são exibidas assim que o sistema é iniciado. A linha mais inferior mostra a extremidade do implemento, o que permite ao motorista uma estimativa melhor do comprimento do veículo.

Nas curvas, a câmera segue automaticamente o campo de visão, para manter sempre na imagem a extremidade do implemento. Assim, é possível aumentar a segurança do veículo e da via, principalmente nas curvas mais apertadas.

Com a marcha à ré engatada, as duas telas do MirrorCam mudam automaticamente para a visão de manobra, facilitando o acesso a rampas de carga e descarga com precisão de centímetros.

Câmeras externas têm ajuste digital do campo de visão

As câmeras do MirrorCam, tanto no lado do motorista, quanto do passageiro, estão localizadas acima da porta do motorista e do acompanhante. O ajuste do campo de visão é realizado de forma digital, não necessitando de nenhum giro mecânico da câmera.

Para evitar o embaçamento da lente da câmera em temperaturas baixas, há um elemento de aquecimento, que liga e desliga de modo autônomo, como um aquecedor do espelho retrovisor externo. Além disso, o aquecimento da câmera também pode ser ligado manualmente pelo painel de comando.

Brilho da tela muda conforme a claridade do ambiente

Por meio de sensores de luminosidade, o brilho da tela do MirrorCam se ajusta conforme a claridade do ambiente. A faixa de transição entre “dia e noite” é ajustada automaticamente com base na claridade do ambiente. Além disso, o motorista tem a opção de ajustar o brilho da tela manualmente. Neste caso, é possível um aumento da intensidade luminosa. Isso garante brilho suficiente mesmo em condições desfavoráveis de iluminação.

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

  Subscribe  
Notify of