A fábrica de Osasco foi o principal destaque na premiação do Quality Achievement Awards 2018, conferido pela Meritor mundial às unidades da empresa que mais se destacam na área da qualidade, desenvolvendo sistemas para fabricar produtos que superem a expectativa do cliente e disseminando a cultura do zero-defeito entre seus colaboradores. Dos quatro prêmios entregues, a unidade brasileira conquistou dois: um na categoria Gold e outra, na Silver.
O anúncio dos vencedores foi feito pela vice-presidente de Qualidade Global, Linda Taliaferro, que destacou a contribuição de todos os colaboradores para que a empresa aperfeiçoe ainda mais os processos, sistemas e serviços e, com isso, atinja os objetivos de elevar ainda mais os níveis de qualidade e garantir a competitividade no mercado global.
Na categoria Silver, o trabalho premiado foi desenvolvido na linha de montagem de eixos. Com o novo sistema, a capacidade de produção aumentou, enquanto o índice de defeitos em PPM (partes por milhão) do cliente caiu. Já o outro projeto homenageado gerou uma grande encomia anual, no período de 2017 a 2018, ao implantar uma série de ações para reduzir o volume de sucata de maneira sustentável.
“Nossa estratégia é buscar sempre a excelência dos processos. Só assim, é possível oferecer as melhores soluções aos parceiros”, diz Adalberto Momi, diretor geral da Meritor. “Este prêmio representa o comprometimento e o respeito de todos os colaboradores com a empresa e os clientes”, completa.
Os trabalhos premiados foram averiguados por uma equipe de executivos que analisou os 16 projetos inscritos no prêmio. Os critérios de avaliação foram: o impacto no custo ou a economia gerada no ano, a melhoria no atendimento e satisfação do cliente, a prioridade e criatividade do projeto, a capacidade de resposta e tempo de conclusão do projeto, o trabalho em equipe e colaboração, a implementação de soluções mensuráveis, preventivas e verificadas com compartilhamento global de lições aprendidas e o uso de técnicas proativas de resolução de problemas, entre outros.
Outros prêmios
Os outros dois prêmios foram conquistados pelas unidades americanas. O President’s Award foi para a fábrica Asheville (Carolina do Norte) que implantou um sistema de produção que reduziu custos em apenas um ano, de 2017 para 2018. Outro ganho significativo foi a melhoria no fluxo de materiais na linha de produção.
Já a planta de Manning (Carolina do Sul) criou o programa Eye on Quality que, ao promover ainda mais a cultura da qualidade entre seus colaboradores, identificou possíveis problemas antes que impactassem o cliente.