Nos 20 anos dos carros flex no Brasil a escolha do combustível ainda é um dilema
06 de março de 2023 – A escolha do cumbustível para seu carro ainda é um dilema? O ano era 2003 e a grande novidade do mercado automobilístico foi o lançamento do Volkswagen Gol 1.6 Total Flex, um carro que poderia ser abastecido tanto com gasolina, como com etanol. Ao passo que o lançamento teve tamanha importância, que contou com a presença do então Presidente da República Luís Inácio Lula da Silva e fez parte das comemorações dos 50 anos da VW no Brasil. Em 2005, a Fiat inova o mercado popularizando a tecnologia bicombustível com o lançamento do Fiat Uno Mille Fire 1.0 Flex, entre outros modelos, todos com a aplicação dos motores família Fire.
Número de bicombustível no Brasil
Assim desde o lançamento do primeiro veículo Flex até os dias de hoje, já foram produzidos mais de 40 milhões de motores bicombustível no Brasil.
História
Primeiramente é necessário conhecer um pouco de história. No início dos anos 2000 quase todas as montadoras brasileiras ofereciam veículos à álcool (ainda não se usava o termo etanol). Porém a opção por esse combustível não era vista com bons olhos pelos consumidores, pois eles tinham receio de faltar o combustível. Como ele é derivado da cana-de-açúcar, o volume da produção de álcool variava de acordo com o preço do açúcar no mercado internacional.
Novidade: Flex a partir de 2003
Como o álcool era geralmente 30% mais barato que a gasolina, muitos donos de veículos abasteciam seus carros movidos à gasolina, com álcool, ou com uma mistura gasolina acrescida de álcool, o que com o tempo, danificava diversos componentes do motor, que não era preparado para receber um combustível mais corrosivo (álcool). Com isso, as montadoras, que já tinham em seus setores de engenharia, os motores bicombustíveis desenvolvidos há quase 10 anos, resolveram lançar a novidade no mercado em 2003, o que deu muito certo.
Dúvidas na hora da escolha do combustível para abastecer
Até hoje muitas pessoas ainda têm dúvidas na hora da escolha de combustível para seus carros flex, que correspondem a cerca de 90% dos modelos vendidos no Brasil, sendo um dilema. O primeiro ponto a entender é que cada um dos combustíveis possui uma eficiência energética distinta do outro (geralmente o etanol vai render menos energeticamente do que a gasolina, sendo que o rendimento do etanol é de cerca de 30% inferior), com isso, o rendimento, no bolso, pode pender para o lado da gasolina (tudo depende do valor do combustível em cada localidade).
Como saber qual combustível é mais vantajoso
Para descobrir se etanol é vantajoso financeiramente, divida o preço do litro do etanol pelo da gasolina tendo que o resultado ser menor a 0,7. Na questão da sustentabilidade, o etanol está muito à frente, pois o combustível da cana-de-açúcar emite menos poluentes e deriva de uma fonte renovável. Diferentemente a gasolina, que é produzida a partir do petróleo, e é um recurso natural não renovável, finito.
Vida útil dos componentes do motor quanto à escolha do combustível
Assim como em relação à vida útil dos componentes do motor, os dois combustíveis têm suas vantagens e desvantagens. A saber o etanol, em comparação com a gasolina, tem uma combustão que praticamente não deixa depósitos carboníferos no motor. Também tem uma queima mais limpa, formando menos carbonização. Em contrapartida, tem uma condição de lubrificação dos componentes menor que a gasolina, gerando tendência em forçar mais a bomba de combustível, por exemplo.
Para o Gerente de Engenharia da DPaschoal, Emerson Ferreira Salles, o motor bicombustível é uma realidade no Brasil, com o passar dos 20 anos desde que foi lançado. Ele passou por diversas modificações e melhorias, por isso existem muitos ‘mitos’ com relação à escolha de qual combustível usar na hora de abastecer.
“É importante deixar claro que os motores flex foram passando por melhorias, tanto no que se refere às condições de aplicação de seus componentes para utilização de etanol ou gasolina, quanto nos testes de desempenho e na redução do consumo. O ponto mais importante que o motorista deve levar em consideração na hora de escolher o combustível ao abastecer, é a questão econômica. Além disso, ele deve ficar atento aos postos de combustíveis onde abastece, pois como sempre alertamos nossos clientes, quando o preço é muito baixo, desconfie. A melhor saída é abastecer nos postos de confiança”, alerta Salles.
Futuro do Etanol e descarbonização
O futuro do etanol está muito ligado à descarbonização, um dos termos mais utilizados nos últimos tempos, na indústria automobilística. No Brasil, os modelos híbridos que utilizam etanol têm um importante papel na descarbonização. Por isso vários fabricantes enxergam no combustível uma alternativa em relação aos ainda caros carros elétricos, para reduzir as emissões de CO2 nos próximos anos.
“Estamos vivendo um cenário disruptivo na indústria automobilística, onde todos estamos trabalhando na questão da descarbonização. Aqui no Brasil, a utilização de motores movidos a etanol nos modelos híbridos tem sido uma excelente alternativa para termos uma frota com baixa emissão de poluentes. Temos um diferencial tecnológico, ou seja, nossa indústria de biocombustíveis, a qual é a mais desenvolvida do planeta, e explorando este nosso posicionamento contribuímos positivamente neste processo de transição. Sendo assim, acreditamos que o etanol tem uma vida longa no cenário nacional”, finaliza o Gerente de Engenharia da Companhia DPaschoal.
DPaschoal
Alfapress Comunicações
Saiba mais neste Link.