Tomohiro Fukuzawa, que lidera o esforço SkyDrive, disse que espera que “o carro voador” possa ser transformado em um produto da vida real até 2023, mas reconheceu que torná-lo seguro é fundamental.
O sonho de décadas de voar pelo céu tão simplesmente quanto dirigir em rodovias pode estar se tornando menos ilusório.
A SkyDrive Inc. do Japão, entre uma miríade de projetos de “carros voadores” em todo o mundo, realizou um voo de teste bem-sucedido, embora modesto, com uma pessoa a bordo.
Em um vídeo mostrado a repórteres na sexta-feira, uma engenhoca que parecia uma motocicleta lisa com hélices levantou vários pés (1-2 metros) do chão e pairou em uma área coberta por rede por quatro minutos.
“Dos mais de 100 projetos de carros voadores do mundo, apenas alguns tiveram sucesso com uma pessoa a bordo”, disse ele à Associated Press.
“Espero que muitas pessoas queiram pilotá-lo e se sintam seguras.”
A máquina até agora pode voar por apenas cinco a 10 minutos, mas se isso chegar a 30 minutos, terá mais potencial, incluindo exportações para lugares como a China, disse Fukuzawa.
Ao contrário de aviões e helicópteros, eVTOL, ou “decolagem e aterrissagem elétrica vertical”, os veículos oferecem viagens pessoais ponto a ponto rápidas, pelo menos em princípio.
Eles poderiam acabar com o incômodo de aeroportos e congestionamentos e o custo de contratação de pilotos, eles poderiam voar automaticamente.
Tamanhos de baterias, controle de tráfego aéreo e outros problemas de infraestrutura estão entre os muitos desafios potenciais para comercializá-los.
“Muitas coisas precisam acontecer”, disse Sanjiv Singh, professor do Instituto de Robótica da Carnegie Mellon University, que co-fundou a Near Earth Autonomy, perto de Pittsburgh, que também está trabalhando em uma aeronave eVTOL.
“Se custarem US $ 10 milhões, ninguém vai comprá-los. Se voarem por 5 minutos, ninguém vai comprá-los. Se caírem do céu de vez em quando, ninguém vai comprá-los”. Singh disse em uma entrevista por telefone .
O projeto SkyDrive começou humildemente como um projeto voluntário chamado Cartivator em 2012, com financiamento das principais empresas japonesas, incluindo a montadora Toyota Motor Corp., a empresa de eletrônicos Panasonic Corp. e a desenvolvedora de videogames Bandai Namco.
Um voo de demonstração há três anos correu mal. Mas melhorou e o projeto recentemente recebeu outra rodada de financiamento, de 3,9 bilhões de ienes (US $ 37 milhões), incluindo do Banco de Desenvolvimento do Japão.
O governo japonês está otimista com a visão dos “Jetsons”, com um “roteiro” para serviços comerciais até 2023 e uso comercial expandido até 2030, enfatizando seu potencial para conectar áreas remotas e fornecer linhas de vida em desastres.
Os especialistas comparam a agitação sobre os carros voadores aos dias em que a indústria da aviação começou com os irmãos Wright e a indústria automobilística com o Ford Modelo T.
Lilium da Alemanha, Joby Aviation na Califórnia e Wisk, uma joint venture entre a Boeing Co. e a Kitty Hawk Corp., também estão trabalhando em projetos eVTOL.
Sebastian Thrun, presidente-executivo da Kitty Hawk, disse que demorou para que aviões, telefones celulares e carros autônomos ganhassem aceitação.
“Mas o tempo entre a tecnologia e a adoção social pode ser mais reduzido para veículos eVTOL”, disse ele.
Fonte: Techxplore