5 dicas para aproveitar as melhores oportunidades em leilões de carros

Oportunidades em leilões de carros
Imagem: Detran BA

Certames podem representar a alternativa rápida, desburocratizada e mais barata para a aquisição de veículos de todas as categorias, marcas e faixas de preço

25 de julho de 2022 — A compra de um automóvel é daqueles grandes sonhos planejados por muitas pessoas. A longa fila de espera, os preços atuais praticados pelo mercado e toda a burocracia envolvida na aquisição de veículos novos, no entanto, podem representar barreiras a essa conquista. Por isso, os leilões de carros podem representar uma excelente solução para a aquisição de modelos em perfeito estado, em muitos casos com apenas a necessidade de pequenos reparos.

As ofertas e preços praticados nos leilões de automóveis apresentam uma série de vantagens aos compradores. Durante os lances em leilão os automóveis podem ser adquiridos com valores abaixo do mercado, se comparados aos veículos adquiridos de outras formas, como 0km, usados e até seminovos vendidos em concessionárias. Para aproveitar essas oportunidades, entretanto, é preciso entender melhor todo o funcionamento e ficar atento aos detalhes envolvidos na negociação.

Copart, referência na organização de leilões extrajudiciais de veículos, listou 5 dicas em um guia rápido, para que os clientes se preparem e possam aproveitar todas as ofertas dos leilões de carro. Dessa forma, é possível entender os critérios e detalhes mais importantes na hora de participar dos certames e também avaliar que tipo de automóveis estão disponíveis para lances.

1. Para boas oportunidades em leilões de carros comece lendo o edital do leilão

A Copart disponibiliza em todo leilão o edital aos interessados em arrematar os veículos. No documento estão as informações sobre o funcionamento, datas, prazos e especificações dos modelos presentes naquele lote. Além disso, é possível conferir as regras gerais do leilão.

O edital funciona como o “contrato de compra e venda” e, por isso, deve ser consultado pelo consumidor. Por isso, leia atentamente a todas as informações e conte com o time especializado do leilão para o caso de dúvidas.

2. Pesquise os carros disponíveis no leilão

Os clientes interessados em comprar um veículo precisa conhecer quais automóveis estarão disponíveis no lote de interesse, e avaliar os veículos com atenção no site da Copart. Além disso, os clientes da companhia também contam com a ferramenta exclusiva “Alerta de Veículos”. Assim, o consumidor é notificado por e-mail quando um veículo de interesse e previamente favoritado no site for listado nas próximas datas de leilões.

Tanto para o Alerta de Veículos quanto para a participação nos leilões virtuais, basta cadastrar-se no site oficial (Link) e informar a documentação necessária, como CNH, CPF e RG. Podem participar do certame pessoas físicas (maiores de idade) ou jurídicas.

3. Avalie as melhores opções de compra

Após escolher o veículo favorito online, é importante verificar o valor de mercado e comparar com as expectativas para o leilão, que sempre terá um valor estabelecido para o lance mínimo, ou seja, o valor mínimo pelo qual poderá ser arrematado. Isso permitirá avaliar o tamanho da oportunidade para ter certeza de que se trata do melhor negócio possível.

Leve em consideração também as possíveis manutenções que serão necessárias e os custos com taxas e documentação para que o bem esteja regularizado e pronto para o uso. Determine igualmente, com antecedência, a quantia que deseja oferecer no leilão, considerando que quanto mais pessoas participando da disputa de preços, maior tende a ser o valor final.

4. Crie uma estratégia para os lances e melhores oportunidades em leilões de carros no quesito financeiro

A Copart oferece aos participantes uma plataforma para acompanhar os pregões. O cliente pode acompanhar os lances por meio do site da empresa em qualquer região do país, independentemente da localidade na qual os veículos estejam alocados. As salas para que os interessados possam dar os lances ficam disponíveis 30 minutos antes do início de cada sessão.

Por isso, a preparação para a disputa pelos lotes é importante, assim como ter em mente os valores limites para a disputa em cada automóvel disponível. Uma maneira interessante para essa preparação é assistir a alguns leilões antes de participar efetivamente para arrematar um bem. Para participar de uma sessão é necessário se cadastrar no site oficial (Link) e habilitar o acesso ao lote escolhido.

5. Dica bônus: Conheça os termos importantes do pregão

Como em todo negócio, são utilizados jargões e uma terminologia própria durante os leilões de carros. Não há, contudo, dificuldade na compreensão, basta apenas que os interessados conheçam os principais termos com antecedência para que não exista ruído ou mesmo confusão no entendimento das informações.

Entre as principais palavras que devem ser conhecidas antes de iniciar a jornada pelos leilões de carros, estão:

  • Lance manual: nada mais é do que a oferta realizada manualmente pelo cliente;
  • Incremento mínimo: é o valor mínimo de acréscimo do lance para arrematar um bem durante o pregão do modelo escolhido;
  • Limite de lance: executado pela plataforma online, essa ferramenta cobre o lance atual pelo carro de forma automática com o incremento mínimo até chegar ao limite estabelecido pelo consumidor. Uma vez alcançado o preço-limite, novos lances não serão mais realizados afim de evitar gastos com valores mais altos que o desejado ou planejado pelo consumidor.

Para mais informações, visite: Link

Sobre a Copart

A Copart é uma empresa multinacional norte-americana com ações na NASDAQ e presente em onze países nas Américas, Europa e Ásia. No Brasil desde 2012, a atuação da Copart é voltada à organização de leilões extrajudiciais de veículos e mantem 20 pátios em todas as regiões do território nacional.

A companhia emprega as mais altas tecnologias e inovação para garantir rápida monetização do bem, menor cycle time (tempo de todo o processo desde a remoção do veículo, chegada no pátio da Copart e venda) e maior rentabilidade tanto para o cliente corporativo, que são seguradoras, financeiras, bancos, empresas e locadoras, como para o consumidor final.

Recentemente, a empresa lançou uma plataforma inédita no mercado, o Venda Meu Carro, que possibilita ao proprietário comercializar qualquer tipo de veículo, desde irrecuperáveis até carros de colecionador. A solução garante que o veículo seja comercializado em até uma semana, de forma ágil, totalmente online e sem grandes burocracias.

Informações para imprensa — FSB Comunicação