Itens essenciais nas paradas – A internet já é fundamental para a grande maioria da população, mas para os caminhoneiros parece uma realidade muito distante, levando-se em conta que passam horas viajando de um ponto ao outro.
No entanto, uma pesquisa recente realizada pela Sontra Cargo – aplicativo que conecta caminhões a cargas – (http://www.sontra.com.br) – sobre o perfil desses profissionais revelou que para 19,5% a internet é uma das três principais necessidades nos pontos de parada, estando abaixo apenas de questões básicas como alimentação (61,7%), estacionamento (49,9%), segurança (27,1%) e serviços mecânicos (22,3%).
O levantamento também mostrou que a necessidade por internet está relacionada a um crescimento dos smartphones com estes profissionais, onde 71,8% dos caminhoneiros possuem aparelhos próprios com acesso à internet e 62,1% afirmam acessar diariamente a rede.
“O uso da internet móvel modificou o jeito como as pessoas se relacionam, consomem e ganham dinheiro atualmente, e com os caminhoneiros não foi diferente. Isso demostra a importância que a internet vem ganhando na categoria e o crescimento do meio, principalmente com planos e pacotes mais acessíveis”, afirma Bruno Moreira, diretor de marketing da Sontra Cargo.
Ainda de acordo com o estudo, 42,1% usam o celular para a busca de cargas, enquanto que 25,8% para interagir nas redes sociais, 24,3% querem acompanhar as notícias e somente 5,4% buscam entretenimento.
Itens essenciais nas paradas – “A internet proporcionou que na própria região em que foi entregue o produto, o caminhoneiro seja capaz de procurar e negociar um preço justo para voltar com outro frete até a região que saiu, potencializando os ganhos”, esclarece Moreira.