Personalização – Cinco motivos para você envelopar seu carro

A personalização sempre esteve em alta e as possibilidades de transformar algo comum em exclusivo tornam-se cada vez mais simples. Um carro, por exemplo, pode ganhar o estilo do seu proprietário e um visual totalmente novo com o envelopamento.

A multinacional Avery Dennison, especialista em materiais autoadesivos, traz um portfólio extenso de cores e diferentes acabamentos em sua linha de Wrapping Films. Confira algumas dicas e vantagens para envelopar um veículo.

1) Exclusividade

Não há restrição quanto ao ano ou modelo, é possível deixar um carro parecendo novo e incluir alguns diferenciais que o dono imaginou. As faixas ou recortes deixam o veículo com um ar esportivo, por exemplo. O estilo proporcionado pelo Supreme Wrapping Film, na cor black piano, traz a sensação de sofisticação e é atualmente muito usado no teto de veículos para mudar, de forma mais intensa, o visual.

Também existem materiais de envelopamento feitos para imprimir qualquer tipo de imagem, como a bandeira de um país, por exemplo, para colocar apenas no retrovisor, texturas modernas para dar um efeito especial, entre outros. Além de ser possível explorar cores arrojadas em partes menores do veículo. Estes são alguns exemplos mais usuais de envelopamento, mas é possível escolher os recortes e tons desejados, o que torna o veículo único.

Vale lembrar que, segundo o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), hoje é permitido que o carro possa ter até 50% da sua cor externa alterada. Caso o proprietário queira ultrapassar este padrão, ou até mesmo modificar totalmente a cor do veículo, é necessário alterar o documento de licenciamento.

2) Proteção da pintura

A conservação da pintura original é algo importante, mas difícil de ser mantida, já que a exposição à diferentes temperaturas e situações climáticas, como ao sol ou a fortes chuvas, acabam desbotando a cor. O acúmulo de poeira também pode ocasionalmente manchar, além dos pequenos riscos nas portas e laterais, que são comuns aparecerem ao longo do tempo de uso.

Através do uso de materiais específicos, como o Supreme Protection Film, o carro ganha uma proteção extra com a película, neste caso, sem alterar a cor do veículo. O material é transparente e oferece uma camada de proteção e brilho ainda mais intenso à pintura original.

Importante ressaltar que a película da marca é facilmente removível e não muda a cor ou o acabamento da pintura original.

3) Pintura x Envelopamento

Estilizar ou modificar um carro com pintura tem sido cada vez menos usual no universo automobilístico, pois além de ser mais cara, ela não pode ser revertida facilmente. O envelopamento é mais seguro e econômico para o consumidor, além de muito mais versátil.

4) Dispensa o uso de ceras e pastas

O envelopamento protege naturalmente o carro, por isso não é necessário o uso de ceras ou pastas para preservar a pintura e dar brilho. Além disso, boa parte das ceras trazem composições abrasivas, o que pode danificar o envelopamento, inclusive.

5) “Destunar” o carro para vender

Dificilmente alguém permanece com o mesmo carro por muitos anos e, no momento da revenda, encontrar alguém interessado em comprar um veículo modificado é mais trabalhoso. Os materiais para envelopamento da Avery Dennison possuem tecnologia avançada que possibilita a retirada do adesivo sem danificar a pintura original ou a lataria do veículo. Dessa forma, é possível vender o carro no seu formato original e com a pintura conservada, o que o torna ainda mais valorizado.