Poupança x tesouro direto

Poupança x tesouro direto

Hoje vamos falar do investimento mais conhecido por todos os Brasileiros, a caderneta de poupança, por ser segura e livre de imposto de renda essa modalidade de aplicação acabou se popularizando , mas com a mudança das suas regras a partir de 2012 ela perdeu sua atratividade como bom investimento.

De acordo com as novas regras a poupança hoje rende apenas 70% da SELIC ( Hoje em 6,5% ao ano), o que gera uma remuneração anual de 4,55% ao ano para o valor aplicado. Outro fator importante é que os juros deste investimento se dá apenas em sua data de aniversário, de forma que se houver resgate antes desta data você não recebe a devida correção.

Como alternativa segura e que oferece as mesmas garantias que a caderneta de poupança temos o Tesouro Direto. Mesmo quem não tem muito dinheiro pode começar a investir, os títulos públicos permitem aplicações a partir de R$ 30,00.

No Tesouro Direto o investidor pode optar por títulos pré-fixados ( os que informam antecipadamente a taxa de juros que será paga ) ou por títulos pós-fixados ( nesse caso corrigidos por uma taxa SELIC ou IPCA ).

Poupança x tesouro direto,Tesouro Selic

Tomando como exemplo o Tesouro Selic, indexado a taxa básica de juros, mesmo descontando o valor do imposto de renda no primeiro ano ele já supera o rendimento da poupança, e com a vantagem de ter liquidez diária, o que permite saque sem a preocupação de perda de remuneração antes da sua data de aniversário.

Nas próximas edições iremos tratar de outras modalidades de investimentos também seguras com baixa volatilidade para um perfil mais conservador.

Gostou da informação? Então nos escreva para alexbcruz@bpinvest.com.br, iremos tirar suas dúvidas pessoais.

Alexandre Cruz Assessor de Investimento Certificação ANCORD