Confira as orientações da FecomercioSP sobre tudo o que gera conflito na data e as práticas obrigatórias
24 de novembro de 2022 – A Black Friday já está incorporada no calendário de compras, com ofertas muitas vezes mais atrativas do que as natalinas. Sendo assim, as pequenas empresas podem lucrar com o evento se souberem evitar os problemas que mais geram conflitos com o cliente. Há também muitas práticas essenciais que precisam ser seguidas para que as vendas não esbarrem nos direitos dos consumidores.
Neste sentido, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) elaborou algumas diretrizes que podem facilitar a jornada dos comerciantes na Black Friday 2022.
Apesar de serem contratempos de longa data no Brasil, alguns dos itens a seguir ainda estão entre as principais reclamações registradas no Procon:
- – maquiagem de preços, falsos descontos, promoções enganosas;
- – aumento de preços antes da Black Friday, seguido de redução enganosa no dia do evento;
- – alto custo do frete para compensar o desconto;
- – divergência entre o preço ofertado ao cliente e aquele que aparece na finalização da compra;
- – problemas para finalizar a venda pelo site, ou mesmo por causa de falha no sistema na loja física;
- – indisponibilidade do produto anunciado;
- – cancelamento de pedidos efetivados sem qualquer justificativa;
- – site instável/congestionado e página bloqueada;
- – produto ou serviço entregue diferente do adquirido;
- – mercadoria incompleta ou danificada;
- – falta de nota fiscal/comprovante de compra não encaminhado por e-mail;
- – loja que não aceita boleto bancário ou débito em conta.
Confira, as práticas essenciais para evitar “dores de cabeça” na hora de vender no site da FecomércioSP