A produção de veículos no Brasil caiu 10% em março antes igual mês do ano passado, pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). No período, foram 240,5 mil unidades produzidas, entre automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus.
Com o resultado de março, o primeiro trimestre terminou com a produção de 695,7 mil veículos, retração de 0,6% em relação a igual período do ano passado.
Segundo o presidente da Anfavea, Antonio Megale, a queda na produção se deve ao recuo das exportações, em razão da crise na Argentina, principal destino dos veículos brasileiros”. O primeiro semestre do mercado argentino está absolutamente comprometido. Esperamos que comece a melhorar depois disso”, afirmou. Outro motivo apontado foi a enchente na fábrica da Mercedes-Benz, em São Bernardo do Campo (SP), que gerou paralisação das atividades na planta.
Além disso, Megale cita ainda a greve dos funcionários da Ford como uma terceira causa desse desempenho. Os trabalhadores ficaram mais de 40 dias sem trabalhar após o anúncio pela montadora, em fevereiro, do fechamento da fábrica em São Bernardo do Campo. O grupo Caoa já anunciou a compra da planta.
Além disso, Megale cita ainda a greve dos funcionários da Ford como uma terceira causa desse desempenho. Os trabalhadores ficaram mais de 40 dias sem trabalhar após o anúncio pela montadora, em fevereiro, do fechamento da fábrica em São Bernardo do Campo. O grupo Caoa já anunciou a compra da planta. Além disso, Megale cita ainda a greve dos funcionários da Ford como uma terceira causa desse desempenho. Os trabalhadores ficaram mais de 40 dias sem trabalhar após o anúncio pela montadora, em fevereiro, do fechamento da fábrica em São Bernardo do Campo. O grupo Caoa já anunciou a compra da planta. Além disso, Megale cita ainda a greve dos funcionários da Ford como uma terceira causa desse desempenho. Os trabalhadores ficaram mais de 40 dias sem trabalhar após o anúncio pela montadora, em fevereiro, do fechamento da fábrica em São Bernardo do Campo. O grupo Caoa já anunciou a compra da planta.