Acompanhando a evolução dos motores eletétricos, a Rheinmetall Automotive, fornecedora de primeira linha para indústria automotiva com as marcas premium KS, Pierburg e BF e membro do Grupo de Tecnologia Rheinmetall AG, apresenta motor elétrico de 90 kW instalado em carro subcompacto para demonstração com nova bateria modular classificada em 29 kWh que atinge velocidade máxima de 135 km/h e autonomia de até 275 km. A novidade estará em exposições nas feiras internacionais que a empresa participa e representa o aumento de sistemas de eletrificação de carros e sistemas de transmissão de veículos comerciais em sua própria gama de produtos, tendência já percebida no International Motor Show (IAA) deste ano, em Frankfurt.
O motor 90 kW de alta voltagem da Rheinmetall Automotive pode ser adaptado à respectiva aplicação em termos de características de saída e torque. O design atual é adaptado a veículos de menor porte. No entanto, a escalabilidade do sistema permite que ele seja usado em veículos maiores também. A Rheinmetall Automotive optou por um motor síncrono com imã permanente. Para possibilitar instalação em espaço restrito, é usada uma bobina centralizada.No projeto da nova bateria, a Rheinmetall Automotive trabalhou desde a premissa de que os futuros veículos elétricos e híbridos possam usar em grande parte baterias embutidas no chão do veículo, portanto sem diminuir a capacidade de carga, além de oferecer vantagens em termos de distribuição de peso e integração da estrutura do veículo.
A estrutura básica da bateria modular é feita de alumínio em que os módulos de bateria específicos do cliente podem ser integrados. Este arranjo é notável por sua alta densidade de energia em relação ao peso e graças às suas dimensões compactas permite o uso flexível e abrangente em veículos elétricos.
As baterias possuem seu próprio sistema de refrigeração e são protegidas contra intrusão por uma estrutura de fibra composta desenvolvida por parceiro do grupo Rheinmetall especializado em sistemas de proteção.
A empresa entende que essa configuração adaptada aos veículos elétricos futuros, como um possível projeto de produção em série, permitirá que outras montagens sejam realizadas para atender ás necessidades dos clientes.
A Rheinmetall Automotive possui décadas de experiência em engenharia em sistemas de acionamento elétrico para componentes auxiliares. Em 2004, por meio da sua subsidiária Pierburg, desenvolveu a primeira bomba de refrigeração totalmente elétrica para o sistema de refrigeração principal que foi lançada com sucesso nos motores BMW de seis cilindros.