Sabesp e Scania demonstram gás gerado do esgoto para abastecer ônibus

A Sabesp abasteceu hoje, pela primeira vez, um ônibus de passageiros da Scania com o biometano produzido a partir do tratamento de esgoto, em Franca. A ação faz parte das Semanas de Inovação Suécia-Brasil, iniciativa promovida pela Embaixada da Suécia e a Business Sweden com o intuito de fomentar discussões sobre o potencial do mercado do biogás nas cidades brasileiras.

 A demonstração acontece na Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) de Franca, onde a companhia estadual vem produzindo, desde abril deste ano, o biometano como combustível para os veículos da frota da empresa no município. A Scania, parceira da Sabesp na ação, escolheu levar o modelo Scania K280 6×2, de 15 metros, piso baixo, para participar do teste, com capacidade de até 130 lugares, e motor dedicado a gás, que pode ser abastecido tanto com biometano assim como GNV (Gás Natural Veicular) ou, ainda, uma mistura de ambos.

Depois de abastecido, o ônibus circulou pelas ruas de Franca. O veículo foi adesivado especialmente para a ação, que faz parte dos eventos promovidos pela embaixada da Suécia e a Business Sweden no Brasil.

 O objetivo é dar visibilidade para o biometano como combustível ambiental e economicamente sustentável, com grande potencial para o Brasil. A Suécia foi pioneira no uso do biometano para abastecer a frota dos ônibus urbanos do país.

1 Trackback / Pingback

  1. Monroe lança amortecedores de cabine para caminhões Scania – Jornal Brasil Mecânico

Comentários não permitidos.