SC recebe C-MOVE em meio aumento na frota de carros elétrico receberá o C-MOVE Sul nos dias 13 e 14 de abril
11 de abril de 2023 — SC recebe C-MOVE em meio aumento na frota de carros elétricos, Santa Catarina pode ser um dos estados que liderarão a transição de matriz energética na mobilidade brasileira. Tanto que, no 1º trimestre do ano, no Estado, os emplacamentos de automóveis e comerciais leves elétricos e híbridos cresceram 59,1% em relação aos três primeiros meses de 2022, de acordo com dados da FENABRAVE – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores. A média é quase 10 pontos percentuais superior ao crescimento médio nacional dos emplacamentos de autos e leves eletrificados, alta de 49,7% no mesmo período. Como prova da importância da Região Sul, Balneário Camboriú (SC) recebe, nos dias 13 e 14, dois dos principais eventos de eletromobilidade do Brasil. O C-MOVE é o Congresso da Mobilidade e Veículos Elétricos e o DME – Dia da Mobilidade Elétrica, no Espaço FG Eventos.
“O C-MOVE Sul terá uma grade de conteúdo voltada para a estrutura e as particularidades da Região Sul e de Santa Catarina, Estado que tem todas as características para ser bem-sucedido em um modelo de eletromobilidade”, analisa Ricardo Guggisberg, Presidente do IBMS – Instituto Brasileiro de Mobilidade Sustentável e da MES Eventos, organizadora do C-MOVE.
“Um dos destaques das palestras do dia 13, por exemplo, é o Projeto de Mobilidade Integrada da AMFRI – Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí, que aposta em um modelo de transporte intermunicipal ligando 11 cidades no Estado, além de ações de micromobilidade em Balneário Camboriú”, completa.
Ainda assim vale lembrar que a cidade de Balneário Camboriú também registrou alta no número de automóveis e comerciais leves elétricos e híbridos em circulação. Com evolução de 120% nos emplacamentos de elétricos em 2023, em relação aos três primeiros meses de 2022, enquanto o mercado de híbridos cresceu 111,5%.
“Há grande interesse da população local pela eletrificação e acredito que esse crescimento deve perdurar pelos próximos anos”, conta Guggisberg.
Estudos e formação profissional
Além disso o congresso terá a apresentação de Felipe Fava, que abordará uma visão da McKinsey sobre os novos modelos de negócios associados à eletrificação. Com as adaptações necessárias para a formação de um profissional que possa atender as demandas de um mercado com alta participação de veículos elétricos e os projetos ESG na Região.
Dia da Mobilidade Elétrica
No encerramento do C-MOVE, será comemorado o Dia da Mobilidade Elétrica, que consiste uma carreata de 3,8km pelas ruas da cidade em veículos elétricos. O DME é gratuito e aberto ao público que deseja participar com seu próprio veículo elétrico ou híbrido, sendo necessário apenas sua inscrição no site. Haverá também a possibilidade de percorrer, gratuitamente, o trecho em um ônibus elétrico cedido pela Higer Bus.
“Tivemos cerca de 100 participantes na última edição do DME Sul e é uma ótima oportunidade para que todos os interessados em eletromobilidade possam interagir e trocar experiências”, diz Guggisberg.
Serviço
C-MOVE Sul 13 e 14 de abril de 2023 / DME Sul: 14 de abril, após às 15h
Acesse o link para inscrição.