No segundo dia do Electric Days: entidades do setor contribuem com os debates sobre eletromobilidade e ESG
27 de junho de 2023 – O segundo dia do Electric Days, um dos maiores eventos sobre eletromobilidade e sustentabilidade do mundo, mostrou carros eletrificados de última geração de fabricantes como Ford, Volvo, BMW, GWM, Nissan, Toyota, Honda, Jaguar, Mercedes-Benz, GM e Renault. Além disso, entidades de prestígio do setor contribuíram com os debates, apresentando a sua visão sobre o desenvolvimento da mobilidade elétrica no mercado brasileiro.
Ricardo Bastos, presidente da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), por exemplo, foi um dos destaques. Em sua apresentação “Novas oportunidades e negócios da mobilidade elétrica”, Bastos trouxe alguns dados relevantes sobre a área.
“A venda de veículos eletrificados vem crescendo 50%, anualmente. Para 2023, esta alta deve ser ainda maior, atingindo mais de 70.000 veículos eletrificados até o final de dezembro”, afirma.
De acordo com o executivo, a ABVE vem contribuindo para expandir a eletrificação no país.
“Trabalhamos no apoio de políticas públicas que tragam segurança e previsibilidade para o desenvolvimento da eletromobilidade no País. Algumas das medidas que tivemos forte atuação foram: redução do Imposto de Importação de veículos elétricos e híbridos, redução do valor do IPVA e aprovação da Lei 16.802/2018, que estabeleceu o prazo de 20 anos para a conversão da frota de ônibus da cidade de São Paulo em veículos de baixa emissão”. A ABVE tem como objetivo criar um Plano Nacional de Eletromobilidade com uma série de diretrizes para estimular o mercado.
José Palazzi, Diretor de Vendas da Qualcomm, abordou o tema “Acelerando a transformação digital do transporte com tecnologias”. Na avaliação dele, a discussão sobre os caminhos para promover a aceleração e a transformação digital no setor automotivo por meio de tecnologias de vanguarda será essencial para esclarecer aspectos técnicos e conceituais sobre os rumos da mobilidade sustentável.
Outro destaque foi a palestra “A importância das locadoras e seminovos na estratégia de eletrificação da frota brasileira”. A discussão contou com a participação de Paulo Miguel Jr., Conselheiro Gestor da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla), Enilson Sales, Presidente da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), e Ricardo Bacellar, consultor estratégico automotivo e de mobilidade.
As palestras apresentadas durante o evento podem ser assistidas no canal do Motor1 Brasil, no YouTube. Para acessar esse conteúdo na íntegra, clique aqui. Também está disponível neste link um vídeo curto com imagens desta primeira edição do Electric Days no Brasil.
Electric Days
Grupo Printer Comunicação