Superação de desafios e cooperação marcam a história da Autonor

355

Superação de desafios – Em 2019, a Feira de Tecnologia Automotiva do Nordeste – Autonor completa 20 anos de história consolidada como um dos maiores e mais importantes eventos do segmento no País. A trajetória percorrida até alcançar essa grande conquista ao longo de duas décadas foi marcada, desde o início, por inúmeros desafios e muito espírito de cooperação e luta.

Tudo começou em 1999, um ano especialmente marcado por incertezas. Logo em janeiro, o governo desvalorizou o Real em meio a uma grave crise cambial e ao longo dos 12 meses a inflação passou de 1,78% no ano anterior, para 20%. Fora isso, a expectativa da virada de 1999 para 2000 deixou o mundo apreensivo com a possível paralisação dos sistemas digitais devido ao “Bug do Milênio”, sem falar nas muitas crenças sobre o fim do mundo que tomavam conta do imaginário popular.

Foi em meio a esse cenário pouco convidativo que o empreendedor Emanuel Luna teve a coragem e a determinação de dar início a um projeto audacioso: inaugurar uma feira de autopeças, equipamentos e serviços, promovendo uma possibilidade única de toda a cadeia trocar experiências, ampliar networking e realizar negócios.

Além disso, a localização geográfica estratégia de Recife possibilita que em um raio de 300km partindo de Recife seja formado um bloco com 4 capitais do Nordeste – Recife, Maceió, João Pessoa e Natal, qualidade única que foi determinante para consolidar Pernambuco como ponto de distribuição e berço natural de um evento como a Autonor

Ao lembrar dessa caminhada, Luna relembra com imenso carinho e gratidão as pessoas que se uniram ao projeto, já que sozinho o homem não consegue ir muito longe. Assim, já no primeiro ano, a formação de uma importante parceria entre a empresa organizadora, entidades de classe, empresários, profissionais, instituições públicas e privadas, além da mídia especializada, foi startada a mola propulsora da feira do segmento automotivo na região.

Enfrentando os obstáculos naturais a todo novo empreendimento já na primeira edição sentimos que nossas previsões estavam certas e que os 40 primeiros expositores tinham sinalizado resultados animadores.

E mais, a percepção do mercado sofreu uma mudança categórica, e a Autonor se transformou em uma verdadeira ferramenta para ampliação de mercado e geração de negócios. A cada ano trazendo inovação, capacitação e informação a todo o segmento automotivo do Nordeste e do Brasil. 

Indo muito além da sua proposta inicial de criar oportunidades para alavancagem de negócios, a Autonor evoluiu a cada edição bienal em seu leque de atrações e atividades realizadas durante o evento. Assim, passou a oferecer cada vez mais oportunidades de capacitação profissional por meio de cursos e workshops realizados a partir de parcerias firmadas com os expositoras e instituições como o Sebrae.

Dessa forma, a Feira, além de estimular a realização de negócios, passou a dar uma importante contribuição para o aperfeiçoamento técnico dos profissionais integrantes do mercado automotivo.

Também investindo em estratégias para otimizar os resultados dos expositores e buscando sempre a sintonia com as demandas dos visitantes, a Autonor. Como consequência de todas essas ações, o evento começou a experimentar uma significativa expansão no número de visitantes ano a ano. A razão para isso não era outra senão os resultados alcançados pelos expositores que, diante das experiências positivas, já renovavam a participação para a edição seguinte já no final de cada feira.

Tal fato gerou um círculo virtuoso atraindo cada vez mais empresas que até então ou não tinha descoberto o potencial do mercado nordestino, ou não dispunham de um instrumento mais eficiente para divulgar os seus produtos. Nessa trajetória ascendente, os 8 mil visitantes iniciais superam atualmente a marca das 40 mil pessoas e o número de empresas participantes passou dos 40 iniciais para cerca de 350 em 2017.

Como resultado do esforço e dedicação de todos os parceiros envolvidos ao longo de sua história, a Autonor é hoje uma referência nacional em termos de organização e como evento capaz de gerar resultados comprovados nas áreas de marketing e vendas. Mantendo-se nessa trajetória, a Feira de Tecnologia Automotiva do Nordeste tem tudo para proporcionar, em 2019, mais um grande encontro entre fornecedores e compradores, que terão renovadas as oportunidades para estreitar as relações e realizar muitos negócios.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.