Tecnologia de mobilidade urbana usada em Curitiba é apresentada para gestores de 20 cidades brasileiras nesta quarta-feira

Tecnologia de mobilidade urbana usada em Curitiba é apresentada para gestores de 20 cidades brasileiras nesta quarta-feira
Tecnologia da Velsis está presente em 299 no Brasil, melhoram o trânsito, reduzem as velocidades e, com isso, aumentam e ainda permitem gerar informações para o planejamento urbano de forma sustentável. Foto: Divulgação / Velsis Soluções em Mobilidade

Ação faz parte da programação do Smart City Expo Curitiba 2022 e apresentará tecnologias que já estão em uso em Curitiba

O uso de tecnologia e inteligência artificial para melhorar a mobilidade urbana, aumentar a segurança da população e otimizar ações de fiscalização fazendárias, ambientais e de trânsito nas vias e rodovias serão apresentadas para prefeitos e gestores municipais, estaduais e empresários, em Curitiba, na próxima quarta-feira (23).

A ação — que integra a programação da terceira edição do maior evento brasileiro de cidades inteligentes, o Smart City Expo Curitiba 2022 (SCECWB) — prevê uma visita técnica dos participantes à Fábrica da Velsis, empresa paranaense que oferece soluções inovadoras com alta tecnologia para mobilidade urbana e viária.

Entre os cerca de 20 visitantes já confirmados estão a prefeitura de Palmas (TO), prefeitura de Recife, prefeitura do Rio de Janeiro, prefeitura de Cachoeiro (ES), prefeitura de Nova Lima (MG) e outros.

Durante a visita, os participantes do evento conhecerão tecnologias como o radar doppler – dotados de softwares que também conseguem emitir dados referentes à quantidade de pessoas que se deslocam de uma origem a um destino, de acordo com o horário, modo de transporte utilizado, (matriz origem-destino), velocidade média e tempo médio de percurso, por exemplo. A tecnologia LAP (Leitura Automática de Placas), incorporada aos radares eletrônicos, também será apresentada. Ela é capaz de proporcionar a leitura da placa dos veículos e verificar, em questão de segundos, a situação em relação a débitos, indicativos de furtos, ou bloqueios.

Os sistemas de pesagem que ajudam, por exemplo, a desviar o fluxo de veículos de grande porte para vias alternativas também serão apresentados.
 

O diretor-presidente da Velsis, Guilherme Araújo, explica que as soluções fabricadas pela Velsis, em Curitiba, e que estão presentes em 299 municípios no Brasil, melhoram o trânsito, reduzem as velocidades e, com isso, aumentam e ainda permitem gerar informações para o planejamento urbano de forma sustentável.

“Estes são alguns dos desafios dos gestores públicos na área de mobilidade para as próximas décadas. A tecnologia e o uso de inteligência artificial que preveem a dimensão de fluxos de deslocamento estão contribuindo para a melhoria do trânsito em vias e rodovias de muitos estados e capitais do país. Queremos mostrar como estas tecnologias são fabricadas aos participantes do Smart City”, afirma Guilherme.

Tecnologia de mobilidade urbana

Sobre o iCities

O Smart City prevê reunir 10 mil pessoas de todo o mundo nos dias 24 e 25 de março — somando os públicos presencial e remoto — trará temas que são tendência em políticas públicas, tais como Tecnologias Inteligentes para Cidades, Inovação e Negócios Disruptivos, Governança em uma Sociedade Inteligente, Mobilidade Inteligente para o Futuro e Cidades Sustentáveis. Os ingressos estão à venda pelo site oficial.