O trabalho remoto vem se tornando uma opção para muitos profissionais e empresas, principalmente na área de tecnologia. Essa prática, em épocas de crise, como a que estamos vivendo agora, com a pandemia do Coronavírus, está sendo a solução e salvação para muitos negócios.
Em busca de preservar a saúde de seus colaboradores, muitas empresas que não eram adeptas do modelo incluíram o trabalho em casa como medida de segurança. Àquelas que já permitiam o home office, em um ou dois dias da semana, ampliaram para toda a semana.
O objetivo é que a empresa não pare e que funcionários e clientes não sejam prejudicados. Estando em casa, as pessoas se sentem mais seguras e focam melhor no trabalho, já que não têm o estresse do deslocamento e as intervenções do escritório, por exemplo. No entanto, é fundamental entender que o home office é tão sério quanto o trabalho feito dentro de empresas, e que cumprir metas e trazer resultados continuam sendo fatores essenciais.
Essa experiência, que está se mostrando bastante positiva para algumas empresas, tornará como fixo o trabalho remoto para alguns profissionais. No entanto, os times precisam estar integrados, realizar reuniões constantes e estar muito bem alinhados para que a comunicação e os processos fluam perfeitamente.
Uma dica importante é manter uma rotina de trabalho, com horários definidos, para que as demandas e os prazos de entrega sejam cumpridos. As reuniões online e as conversas diárias são importantes para a união do time. Como ponto negativo, a equipe perde na interação diária. No entanto, com os recursos digitais, esse problema é amenizado, pela facilidade de comunicação.
É um desafio para o gestor lidar com as equipes remotas, pois, além de olhar a companhia como um todo, precisa mostrar para o time que cada um é responsável pelo que faz e dar liberdade para que os colaboradores peçam ajuda quando necessário. Cabe ao gestor observar como a empresa e a equipe estão performando, como está o engajando entre todos, a fim de garantir que trabalhem juntos neste momento de adversidade. E, muito além disso, precisará ter o olhar de funil, entender o cenário e atuar no front, para que os negócios continuem fluindo, independente se estiver trabalhando presencial ou remotamente.
Por Roberto Rocha, CMO da leadlovers, plataforma de automação de marketing digital e vendas.